Oito pacientes com Covid-19 vindos de Manaus recebem alta do HUUFMA

Oito pacientes com covid-19 vindos de Manaus receberam alta hospitalar nesta segunda-feira (25). O grupo estava internado no Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA) desde a última quarta-feira (14) , quando chegaram à capital juntamente com 31 outros enfermos, devido à falta da capacidade de atendimento hospitalar na capital amazonense.

Dos 39 pacientes de Manaus, apenas oito permanecem na UTI. Onze apresentaram melhora e foram transferidos para a enfermaria destinada a pessoas com o novo coronavírus, quatro foram transferidos para a enfermaria da clínica geral, um veio a óbito e 15 já receberam alta, sendo que seis já retornaram a Manaus.

Todos os pacientes que receberam alta foram presenteados com um kit com lembrancinhas, composto por doações de voluntários e profissionais. Uma caixinha produzida pela Obra Prima Criações com arte cedida pela agência de publicidade Dupla Criação, que continha uma caneca personalizada, um chaveiro com nossos famosos azulejos e um cartão com uma mensagem carinhosa da equipe médica.

A transferência desses pacientes é de responsabilidade de uma operação coordenada pelo Ministério da Saúde e pela Força Aérea Brasileira (FAB). A ação conta com a parceria do Ministério da Educação, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), que disponibilizou 205 leitos em nove hospitais universitários federais da rede.

O Amazonas sofre com a falta de leitos para tratar pacientes com a Covid-19, além de insumos, como oxigênio. Devido à crise, pacientes graves têm sido transferidos para outros estados. Além do Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Paraíba e Rio Grande do Norte receberam esses pacientes.