Capes e UEMA abrem 50 mil vagas para capacitações em ensino virtual

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) abriram 50 mil novas vagas para capacitações on-line e gratuitas sobre ensino virtual. Como Produzir Videoaulas, Mediação em Educação a Distância (EaD), Desenho Didático para o Ensino On-line, Multimeios em Educação e Psicologia na Educação são os temas oferecidos aos professores da Educação Básica e alunos de licenciatura. Ao todo, o convênio terá 300 mil vagas.

A capacitação foi pensada para apoiar os educadores no uso das ferramentas on-line em sala de aula. As técnicas aprendidas poderão ser aplicadas tanto nas aulas virtuais, durante a atual crise, quanto no retorno ao ensino presencial.

O presidente da Capes, Benedito Aguiar, reforça que “apoiar a qualificação continuada de professores da Educação Básica é uma importante forma de valorizar esses profissionais”. Para ele, “auxiliá-los a atualizar metodologias é investir no processo de ensino e aprendizagem e resulta num melhor aproveitamento do aluno”.

Balanço

Desde novembro, 37.145 educadores tiveram acesso às primeiras formações, que estão em andamento. O módulo Como Produzir Videoaulas, com duração de 25 horas/aula, registrou 12.901 participantes. O segundo curso do pacote, Mediação em Educação a Distância (EaD), teve 30 horas/aula e 10.058 inscritos. A terceira capacitação, com 50 horas/aula, alcançou 14.186 alunos e tratou sobre Desenho Didático para o Ensino On-line.

Inscrições

De 8 a 26 de fevereiro, pelo link https://eskadauema.com/theme/olm/catalog.php?category=21.