Vacinas contra covid-19 chegam em Santa Inês e Codó

Na manhã desta quarta-feira (20), as cidades de Santa Inês e Codó receberam as primeiras vacinas que serão aplicadas nos moradores da região. Os insumos também serão enviados aos municípios próximos. Ontem, parte das cidades do Maranhão não foi alcançada devido às fortes chuvas.

O Governo do Estado é responsável pelo transporte até os municípios e a aplicação fica sob responsabilidade das prefeituras.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, mais de 160 cidades já receberam os imunizantes. A previsão é que a entrega seja finalizada hoje em todos os 217 municípios, antecipando a previsão que inicialmente era de três dias para a distribuição.

“Normalmente, em uma campanha de vacinação de rotina, o tempo de entrega em todo estado leva em média três semanas e nesta campanha deve levar apenas 36 horas, visto que estamos bem adiantados nesse cronograma”, completou Carlos Lula.

O secretário destacou ainda a dificuldade que os municípios estão apresentando em informar o quantitativo de vacinas já aplicadas. Por conta de problemas no sistema do Ministério da Saúde, os municípios estão realizando essa contabilidade de forma manual.

Em São Luís, o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes Júnior, confirmou que 317 pessoas foram vacinadas ontem e a expectativa é que hoje 1.500 sejam vacinadas no Centro de Vacinação.

Os 217 municípios maranhenses que vão executar a vacinação contra a Covid-19 devem registrar os dados dos vacinados no Módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.