Idosos de sete abrigos em São Luís serão imunizados na 1ª fase da vacinação contra Covid

Integrantes do grupo de maior risco para os efeitos da Covid-19, idosos de 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (ILPIs) em São Luís começaram a ser vacinados nesta quarta-feira (20), dois dias após a chegada do primeiro lote da CoronaVac à capital. A previsão é que 142 idosos tomem a primeira dose da vacina até o fim desta semana. 

As equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) irão visitar as sete instituições do tipo em São Luís. Trata-se de dois abrigos públicos, sendo um mantido pela Prefeitura de São Luís e outro estadual, além de três unidades filantrópicas e duas privadas. São eles: Casa Happy São Luís, Recanto do Aconchego, Lar Bela Vida, ILPI Solar do Outono, Associação das Senhoras de Caridade de São Vicente de Paulo e o Asilo de Mendicidade de São Luís.

“Iniciamos a primeira fase da vacinação contra a covid e estamos tendo muita adesão desse público-alvo. Preparamos um espaço muito seguro e com todos os protocolos garantidos para que os idosos que vivem em instituições de longa permanência recebam a primeira dose” destacou o Secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes Júnior. 

Idosos de três instituições já receberam a vacina contra o coronavírus, a previsão é vacinar 35 idosos nesta quarta-feira (20). O intervalo de vacinação de uma dose par outra, são 21 dias. Os idosos que tomaram alguma vacina no calendário básico, só podem vacinar após 14 dias. O mesmo acontece com os idosos que receberam a dose da CoronaVac, que só estarão liberados para outras vacinas do calendário básico depois de 14 dias.  

foto: A.Baeta