Entrega de vacinas contra covid-19 continua nesta quarta-feira

A entrega das vacinas para os municípios do Maranhão continua nesta quarta-feira (20) e a expectativa é que todas as cidades recebam as doses da Coronavac. Segundo o governador Flávio Dino, as equipes finalizarão hoje o cronograma de entregas, mesmo com as dificuldades climáticas e as fortes chuvas que castigam o estado.

“Estamos usando toda a nossa capacidade para que tenhamos velocidade. E, ao mesmo tempo, participo do esforço nacional por mais vacinas”, destacou Flávio Dino.

Cerca de 160 municípios maranhenses receberam até o fim desta terça-feira (19) lotes com doses. São 164.240 doses da vacina destinadas à população indígena aldeada, aos profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 e aos idosos em asilos. 

O Maranhão recebeu do Ministério da Saúde 164.240 doses da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantã para a vacinação de 78.223 pessoas. Cada pessoa receberá duas doses da vacina e uma reserva técnica foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde a fim de garantir que as doses sejam suficientes. Para assegurar a chegada do imunizante em todo o estado, o transporte foi realizado por três aviões, três helicópteros e 30 automóveis.

A eficácia geral da vacina CoronaVac é de 50,38%, com 78% de prevenção para casos leves de coronavírus e 100% para casos moderados e graves da doença.