Em dois dias, mais de duas mil pessoas já foram vacinadas em São Luís

Nos dois dias de campanha de imunização, 2.452 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na capital. Esse total é equivalente a 2.419 profissionais da saúde (de urgência, emergência, UTI e que trabalham direto no tratamento da Covid-19). Além destes, hoje também teve início a vacinação de idosos abrigados em Instituições de Longa Permanência, 33 foram imunizados.

Para a primeira etapa da campanha, São Luís recebeu 26.572 doses de vacina, desenvolvida por meio da parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, com sede em São Paulo (SP). Com este quantitativo é possível imunizar mais de 13 mil pessoas, já que cada uma precisa tomar duas doses.

São Luís deu início na manhã de terça-feira (19) à vacinação contra a Covid-19. A técnica de enfermagem Domingas Ramos Alves, 49 anos, foi a primeira profissional a ser vacinada durante o ato realizado no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), no Centro. 

Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais em asilos; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40)