Manaus recebe doses da vacina contra a Covid-19

Na noite desta segunda-feira (18), a capital Manaus (AM) recebeu o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19. O carregamento é o primeiro do Governo Federal a desembarcar em solo amazonense. A aeronave pousou às 18h40 no Aeroporto de Ponta Pelada, na Base Aérea da Aeronáutica.

Com a entrega das primeiras 256 mil doses de vacina contra a Covid-19, do Governo Federal, e mais 50 mil doses do Governo de São Paulo, o Amazonas dará início à execução do Plano Operacional da Campanha de Vacinação.

Ao todo, serão 306 mil doses da vacina do Instituto Butantan, destinadas a grupos prioritários conforme as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), preconizado pelo Ministério da Saúde. A operação para a distribuição da vacina começou nesta segunda-feira (18), em reunião do Comitê de Resposta Rápida – Enfrentamento da Covid-19, em Manaus.  

A prioridade do Amazonas, neste momento, é executar a operação logística para que os municípios do interior comecem a aplicação.  As Forças Armadas, que já estão em operação para garantir o abastecimento de oxigênio nos hospitais, devem atuar fortemente junto ao executivo estadual para transportar a vacina.