Secretário de Saúde já recebeu 1° lote de vacinas da covid-19

O 1° lote de vacinas contra a covid-19 foi recebido pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, na manhã desta segunda-feira (18), em Guarulhos. Segundo informações do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o Maranhão recebeu 123.040 doses da Coronavac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan e a chinesa Sinovac.

“Já estamos aqui na câmara fria, em Guarulhos, já com os lotes de vacina do Estado do Maranhão. Dia histórico, que vai nos permitir enfim vencer a pandemia”, disse Carlos Lula em vídeo divulgado pelo governador Flávio Dino.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, nesta manhã começa a distribuição de 4,6 milhões de doses da vacina. Os imunizantes estão no Departamento de Logística em Saúde, em São Paulo, e serão transportados para cada um dos Estados pela Força Aérea Brasileira (FAB). A Anvisa aprovou no domingo, 17, o uso emergencial de 6 milhões de doses da Coronavac. Com a divisão das doses entre os Estados, cerca de 1,3 milhão permanecem em São Paulo.

O ministério informou que a logística contará com aviões e caminhões preparados para a refrigeração dos imunizantes. Além dos aviões da FAB, aeronaves das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass farão o transporte gratuito da vacina para as capitais brasileiras. Após a chegada dos imunizantes às capitais, a distribuição passa a ser feita por cada Estado, com apoio do Ministério da Defesa.