Queda de cabo causa apagão na Região Metropolitana de São Luís

O apagão elétrico em São Luís teve como causa a queda de um cabo da rede de transmissão. Uma linha da EDP caiu sobre a rede operada pela Eletronorte e interrompeu a carga de 350 megawatts (MW) da Equatorial Energia, distribuidora que atende a região. 

Segundo informações, a manobra fazia parte da obra de construção de um empreendimento de transmissão de energia para servir e reforçar o sistema elétrico do estado de Maranhão, e numa travessia de cabos, houve desprendimento de um deles, tocando outras quatro linhas deste cruzamento.

A interrupção do serviço ocorreu por volta das 8h26 desta sexta-feira (08). Em nota, a Equatorial Maranhão afirmou que “tomou as medidas para minimizar o impacto e contactou a Eletronorte, que está mobilizada para a solução do problema.”

Veja vídeo

O Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, disse que está em contato com as empresas envolvidas para que a energia possa ser reestabelecida no início da tarde desta sexta-feira.

Confira nota da Eletronorte

A Eletronorte informa que por volta das 08h25, ocorreu o desligamento total das subestações São Luís I e São Luís III, causado pela queda do cabo isolante durante os serviços realizados pela Transmissão Maranhão I para possibilitar a travessia da nova linha de transmissão de 500 kV entre as subestações São Luís II para a São Luís IV, novo empreendimento da Transmissão Maranhão I. A equipe de linha da Eletronorte já está em campo isolando as linhas da Eletronorte e aguardando a retirada do cabo pela Transmissão Maranhão I para retornar com as linhas de transmissão de sua propriedade, o que deve acontecer ainda pela manhã.