Equipamentos educacionais são entregues em São Luís e São José de Ribamar

O Governo do Estado inaugurou equipamentos educacionais e reafirmou o compromisso de transformar a educação no Maranhão. As inaugurações aconteceram nesta quinta-feira (7), em São Luís e São José de Ribamar, onde foram entregues, respectivamente, o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS) Joãosinho Trinta e a Quadra Poliesportiva do Centro Educa Mais Cidade de São José de Ribamar. 

“Mais um dia de entregas do Programa Escola Digna, com a inauguração do Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação, na Cohab, que tem sala de atendimento especializado para pessoas com deficiência, o mais bem equipado de todo o Brasil, e auditório. Aqui em Ribamar, entregamos o ginásio poliesportivo do Caic, a nossa escola de tempo integral, mais uma obra do nosso governador para São José de Ribamar, mais uma obra do Escola Digna para o Maranhão”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Em São Luís, a entrega do NAAHS Joãsinho Trinta deixou todos os presentes emocionados, devido a melhorias do espaço, que transformaram o ambiente, proporcionando mais conforto para estudantes, professores e comunidade. O gestor geral do Núcleo, Fabiano Tajra, expressou a sua gratidão por receber o espaço com uma estrutura adequada para abrigar a comunidade escolar.

“O NAAHS Joãosinho Trinta não tinha sede própria antes da chegada na antiga escola Arnaldo Ferreira, localizada no bairro da Cohab Anil III. Em 2017 ganhamos a sede e logo em seguida a reforma e ampliação do prédio. Sendo um marco para o atendimento ao público das Altas Habilidades/Superdotação. Com a reforma, não ganhamos apenas uma sede, mas, acima de tudo, uma identidade e visibilidade para um público tão invisível e desconhecido da sociedade”, exprimiu. 

Tajra destacou ainda a importância do Núcleo para o atendimento de estudantes com potencial ainda não revelado. “Estamos investindo em talentos ainda escondidos em nossas escolas estaduais. Todo o núcleo está em festa para celebrar não apenas um ano novo, mas também um novo ciclo que se inicia no Maranhão, sendo referência nacional no atendimento para estudantes com características comportamentais em Altas Habilidades/Superdotação”, completou.

O investimento para reforma e ampliação do NAAHS foi da ordem de R$ 1.882.382,97, que permitiu a realização de serviços de alvenaria e divisórias, cobertura, revestimento, forro PVC, esquadrias e ferragens, mármores e granitos, pavimentação, pintura geral, instalações elétrica, sanitária e de combate a incêndio; climatização, dentre outros serviços, que beneficiarão 200 estudantes.

O Núcleo possui espaços confortáveis para realização de atividades dos grupos de enriquecimento, com abordagem em Musicalidade; Artes Visuais; Geografia e História; Dança; Literatura e Poesia; Biologia e Química; Linguagem verbal; Matemática/Xadrez/Robótica; além da sala de recursos multifuncional e auditório com camarim, depósitos, banheiros e copa.