Featured Video Play Icon

Com a chegada do verão, o início das férias e as festividades típicas do final do ano, aumenta também o fluxo de embarcações de esporte e lazer, bem como a prática de turismo náutico na região. Por isso, até 15 de fevereiro de 2021, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), realizará a “Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma Navegação Segura”.

Serão incrementadas ações de inspeção naval, educativas voltadas à salvaguarda da vida humana, segurança da navegação e à prevenção da poluição do meio hídrico, além de ações para prevenção de acidentes com embarcações de transporte de passageiros e de passeio.

Segundo o levantamento da Diretoria de Portos e Costas (DPC), os itens que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: falta de habilitação dos condutores; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros); o desrespeito ao limite de lotação da embarcação; e as condições de navegabilidade do meio que poderá ser apreendido dependendo das irregularidades constatadas.

Para coibir o uso de bebida alcoólica a bordo, outro problema comum nesta época de festas e de férias, os militares utilizarão etilômetros.