Sisu será aberto em abril e vai usar nota do Enem 2020, afirma MEC

O Ministério da Educação (MEC) voltou atrás e informou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), será aberto em abril de 2021 para que os candidatos utilizem a nota do Enem 2020, que será realizado em janeiro do ano que vem.

O adiamento das provas do Enem foi anunciado no mês de julho após estudantes e parlamentares pressionarem por uma mudança e razão da pandemia. De acordo com o cronograma, as inscrições para o Sisu seriam feitas entre os dias 19 e 23 de janeiro.

“Por meio de consulta pública, o MEC estabeleceu as datas de realização do Enem 2020 e, a partir disso, foi necessário adequar os cronogramas das seleções que utilizam a nota do Enem para o ingresso na educação superior”, diz o MEC em nota.

Apesar de alteração no Sisu, as datas para inscrições para o Prouni e Fies não sofreram modificações, a escolha de bolsistas precisa ser realizada antes da divulgação de resultados do Enem 2020. Isso significa que só vai conseguir se inscrever quem tiver a nota do Enem dos anos anteriores. Os alunos que fizerem a prova pela primeira vez só vão poder contar com os programas para vagas em instituições públicas e privadas no segundo semestre.

O MEC informou que o edital do Prouni será divulgado na próxima terça-feira, 15. O Fies sai até sexta-feira, 18. E o Sisu será publicado após a divulgação do resultado do Enem, em março.