Featured Video Play Icon

Chegou nesta quinta-feira (10), em Santo Antônio dos Lopes, o gerador de 352 toneladas fabricada pela General Electric nos EUA que foi transportada para o Complexo Termoelétrico Eneva. Foi necessária uma mega estrutura para realizar todo o processo para o transporte do gerador que saiu do Porto do Itaqui, na capital.

Ao todo, foram 300 quilômetros, percorridos em 14 dias, um a menos que o previsto, em uma velocidade média de 7 km/h.

O transporte começou no dia 13 de outubro, no Porto de Albany, nos Estados Unidos, chegou no Porto do Itaqui no dia 23 do mesmo mês e, após reuniões, tratativas e montagem das equipes PRFs, de engenheiros, técnicos e demais profissionais a turbina deixou o Porto maranhense no dia 27 de novembro, sobre um veículo transportador de 106 metros sendo escoltada por um grande aparato de batedores e de uma ponte metálica modular, utilizada sobre algumas pontes de concreto ao longo da BR-135.

O deslocamento nos três primeiros dias aconteceram no período diurno. Nos dias subsequentes os deslocamentos aconteceram durante a noite e madrugada, entre as 23h e as 05h da manhã. Ao final, o transporte retomou o período diurno sendo concluído as 9h da manhã desta quinta-feira, 10 de dezembro.

Após todo o cansativo trajeto, as equipes se cumprimentaram e posaram para foto coletiva. O transporte foi considerado um sucesso com pouquíssimos imprevistos.