112 pessoas suspeitas de envolvimento em homicídios são presas durante operação “Vida Segura”

De acordo com o balanço da Polícia Civil do Maranhão (PCMA), foram cumpridos 112 mandatos de prisão e 127 de busca e apreensão durante operação “Vida Segura”, deflagrada em São Luís e também no interior do estado. Os mandados de prisão de homicídios da operação começaram a ser cumpridos na última segunda-feira (07).

Na ação desta quinta-feira (10), 256 policiais civis e 64 viaturas, além do apoio de 80 policiais militares e o helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA), participaram da operação em São Luís, que teve como alvo o condomínio Ecotajaçoaba. Foi dado cumprimento 89 Mandados de Busca e Apreensão e 17 mandados de prisão contra indivíduos residentes do condomínio.

O resultado de hoje aponta a prisão de prisão de 10 pessoas, que respondem pela prática de crime de homicídio naquela região, e 4 que respondem pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, totalizando 14 pessoas presas.

De acordo com o secretário de segurança pública do estado, os presos são considerados indivíduos de alta periculosidade e por isso devem permanecer presos.

Durante coletiva, os policiais civis informaram que a investigação iniciou após uma garota de 15 anos ter sido “detida” pelos faccionados, torturada e assassinada pelos suspeitos que gravaram toda a ação em um vídeo. O crime foi registrado em outubro deste ano. A partir de então, a atividade das facções criminosas foi monitorada pela polícia, sendo recorrente as práticas de diversos crimes como homicídios, execuções, torturas e outros.

A Operação foi coordenada pela Delegacia Geral Adjunta Operacional e teve participação de todas as Superintendências da PCMA, além do apoio do CTA e da Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

Esta semana, a Polícia cumpriu 41 prisões de facccionados, sendo 14 em São Luís, 15 no município de Miranda e 5 em Guimarães.

Quanto às prisões:

Operação no dia 07/12/20

SEIC: cumpriu 13 prisões (10 mandados de prisão (MPs) + 03 flagrantes) , 104 mandados de busca e apreensão (MBAs);

SHPP: 33 prisões, 31 na capital e 2 no interior (32 mandados e um flagrante); 1 Mandado de Busca e Apreensão (MBA);

SPCI: 31 Prisões – (Mandados cumpridos)15 Mandados de Busca e Apreensão (MBAs);

SPCC: 21 Prisões, 07 Mandados de Busca e Apreensão (MBAs);

Operação de quinta-feira,

Em São Luís: 14 prisões;

TOTAL: 112 prisões e 127 Mandados de Busca e Apreensão.