Inaugurada Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal

160 câmeras funcionarão 24 horas por dia na Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal, que foi inaugurada hoje no bairro da Alemanha. A central conta com instalações providas de equipamentos tecnológicos de última geração que vão ajudar na preservação da região central, ao tempo em que também vão englobar áreas da capital que já contavam com câmeras de videomonitoramento.

De acordo com o prefeito Edivaldo Holanda Junior, a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal se concretiza para fazer de São Luís uma cidade ainda mais segura. “A partir de agora, a Guarda Municipal vai poder monitorar toda a região central da nossa cidade e garantir mais segurança ao patrimônio e à população, auxiliando as outras forças que atuam em São Luís. A central é um importante equipamento na preservação da beleza de nossos espaços, muitos deles reformados recentemente, e para a preservação da segurança dos frequentadores desses locais. Trata-se de um investimento com objetivo de proporcionar bem-estar aos ludovicenses e preservação do patrimônio público”, destacou.

O suporte dessa Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal se constitui de amplo sistema externo, constituído por câmeras espalhadas em pontos estratégicos de São Luís .

MAIS SEGURANÇA

Reinaugurado em agosto deste ano após reforma completa, o Parque do Bom Menino, localizado no Centro da cidade, também conta uma central que já está em funcionamento, com monitoramento interno e externo do parque e áreas externas, como a Rua Deputado Vieira da Silva, localizada atrás do logradouro. O vídeo wall do parque é composto por quatro telas de 55 polegadas cada, que podem formar imagens em painel ou isolado, possibilitando o ângulo necessário em caso de identificação de algum delito que ocorra na área abrangida pelo sistema de videomonitoramento.

Na sede administrativa da Semusc, os guardas municipais da Prefeitura de São Luís operam  sistema de vídeo wall com 6 telas de 55 polegadas com bordas infinitas, com visão para dezenas de câmeras pela cidade. As câmeras estão instaladas no Parque do Bom Menino (todas fixas), com alcance de 40 metros; no Estádio Nhozinho Santos (fixas e móveis) com alcance de 20 metros, a móvel, e 200 metros, a fixa; e na região do Centro, incluindo a área histórica (fixas e móveis). As câmeras novas localizadas no Centro Histórico têm o alcance de 1 km e as da Avenida Beira-Mar têm o alcance de 300 metros