15º edição do encontro de miolos de bumba meu boi acontece nessa sexta-feira (04)

A edição deste ano do Encontro de Miolos de Bumba Meu Boi acontece numa nova roupagem: 100% digital. Devido o cenário de pandemia, a produção do evento escolheu comemorar os 15 anos de encontro por meio de uma live solidária. A festa online acontece nesta sexta-feira (04) e será transmitida a partir das 20h no canal do Youtube da Associação Flor do Sertão.

Essa edição especial acontecerá na área interna do CEPRAMA por conta da pandemia mundial, com número reduzido de participantes e obedecendo todas as normas sanitárias. Quem quiser acompanhar a festança devem acessar o canal do Youtube da Associação Flor do Sertão.

Idealizado a partir do ano de 2005, o Encontro dos Miolos, sob a visão do produtor cultural e entusiasta Jose de Ribamar Sousa Reis e amigos, surgiu como uma proposta de valorizar e para mostrar a figura de um dos mais importantes e brilhantes personagens do folguedo do bumba-meu-boi, o “miolo” ou também designado como “fato” em várias regiões interioranas do estado do Maranhão.

O “Encontro dos Miolos” reúne todos os anos aproximadamente 200 miolos dos mais diversos sotaques que enriquecem o evento com seus bailados, cores e brilho. De acordo com a produção, o “Encontro de Miolos de Bumba-meu-boi de todos os sotaques do Maranhão – Edição Especial, busca manter vivo o potencial das tradições populares e festas religiosas, principalmente na expressão do bumba-meu-boi, que constitui forte atrativo turístico e em especial o ‘miolo’ uma das principais figuras do bumba-meu-boi, mas que não é evidenciado como deveria”.