Dezembro Vermelho: campanha alerta sobre direitos das pessoas com HIV/Aids

Inicia às 10h, desta terça-feira (01), no Terreiro Casa Fanti-Ashanti, no bairro Anil, a programação alusiva ao Dia Internacional da Luta contra a AIDS, além da abertura oficial da campanha Dezembro Vermelho. A campanha tem como objetivo a conscientização sobre as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids.

Com o tema “Maranhão na luta pela redução da transmissão vertical do HIV”, A programação inclui um encontro no Terreiro Casa Fanti-Ashanti com movimentos sociais e a assinatura de uma carta aberta pelos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids.

Além do início da campanha, a atividade marca o Dia Mundial de Combate à Aids. A carta aberta revela um esforço intersetorial de planejamento, execução e monitoramento participativo e objetiva também a sensibilização dos gestores municipais para que busquem a integração das ações para a implementação de medidas de saúde pública, que garantam a proteção das populações, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças.

A campanha também alerta para casos de transmissão vertical, que é a passagem de uma infecção ou doença da mãe para o bebê. O diagnóstico precoce (com o uso de testes rápidos) e a atenção adequada no pré-natal reduzem a transmissão vertical. A presença de IST na gestação pode afetar a criança e causar complicações, como aborto, parto prematuro, doenças congênitas ou morte do recém-nascido.