Lançada nesta segunda-feira a Semana Nacional do Doador de Sangue

Foi iniciada na manhã desta segunda-feira (23), no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), no bairro da Jordoa, a Semana Nacional do Doador de Sangue com o tema “Doador, seu braço estendido abraça a vida!”. A campanha acontece de 23 a 28 de novembro de 2020.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, menos de 2% da população doa sangue com regularidade, sendo que o ideal seria entre 3 a 5% da população. Entre os meses de março e agosto desse ano, período mais critico da pandemia da Covid-19 no Estado, as doações de sangue no Hemomar caíram mais de 60%.

Segundo a coordenadora de captação do Hemomar, Francinete Araújo, a proposta é destacar a importância do ato de doar sangue, estimular novos doadores, além de homenagear os doadores constantes.

“Com essa semana a gente quer que as pessoas tenham mais consciência, estimulem os familiares, os colegas a virem doar e ajudar-nos a salvar vidas”, afirmou a coordenadora.

Na programação da semana, estão previstas a realização de palestras educativas sobre o assunto, apresentações musicais, dia da beleza e lanches. 

Os critérios para doar são: ter idade entre 16 e 69 anos, se menor de 18 anos precisa estar acompanhado de um responsável; pesar mais de 50 kg; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas; estar em boas condições de saúde.

Confira mais detalhes na reportagem de Ciro Mineiro: