“Cerca de 20 urnas apenas foram substituídas durante as eleições”, afirma presidente do TRE-MA

Durante coletiva de imprensa realizada neste domingo (15), o desembargador Tyrone Silva, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), afirmou que apenas cerca de 20 urnas, dentre as 14 mil distribuídas em todo o estado, foram substituídas durante votação.

O Maranhão possui 105 zonas eleitorais e mais de 14 mil seções em 5.556 locais de votação. Mais de 4 milhões de eleitores foram considerados aptos a votar no estado este ano.

O desembargador falou ainda que, o número de substituições que correspondem a menos de meio por cento, mostra a competência e o cuidado com as eleições no Maranhão.

“Isso demonstra a forma cuidadosa com que as urnas são mantidas, que foram bem conservadas, porque algumas possuem, oito, dez anos, e com isso percebemos que tivemos uma eleição sem acidentes, atropelos, que pudessem comprometer sua qualidade”, afirmou o desembargador.

Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou há pouco que 1 700 urnas já tiveram que ser substituídas em todo o país neste domingo, o que corresponde a 0,38% do total de 400.257 urnas. Até o momento, segundo o TSE, não há registros de necessidade de voto manual. O terceiro boletim do órgão do primeiro turno das eleições municipais de 2020 foi divulgado às 14h. Os dados, porém, foram atualizados até às 13h14.