Milhões de eleitores sairão às urnas para votar neste domingo (15). E aqueles que não vão poder exercer este direito, devem justificar sua ausência perante a justiça eleitoral. Felizmente esse processo pode ser feito pela internet.

Para as eleições de 2020, a ausência na votação poderá ser justificada por meio do aplicativo e-Título. O programa fará todo o processo de conferência por meio do sistema de georreferenciamento disponível nos aparelhos celulares. A função será capaz de identificar se o eleitor está de fato fora de seu domicílio eleitoral.

O sistema de georreferenciamento pelo e-Título, estará disponível somente no dia e no horário da votação. As outras justificativas como motivos de saúde, por exemplo, também podem ser feitas pelo aplicativo, mas somente depois das eleições, em um prazo de 60 dias.

O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Google Play e Apple Store.

Os eleitores que não fizerem esse processo poderão ter suspensos diversos de seus direitos civis caso não regularizem sua situação na Justiça Eleitoral.

Alternativas

Outros meios para fazer a justificação continuam disponíveis, como o preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser baixado na página do TSE e estará disponível também em papel nos cartórios eleitorais. Pela internet, é possível ainda utilizar o sistema Justifica.