Vídeomapping de Natal começa a ser exibido na fachada da Reffsa neste sábado

A partir de sábado (14), na área externa do Reffsa, terá exibição de video mapping de Natal. Começa às 18h e vai até 22h, a exibição é sempre de meia em meia hora. As apresentações serão exibidas aos sábados e domingos e o uso de máscara é obrigatório para permanecer no local.

O novo complexo cultural da Reffsa foi inaugurado na noite desta quinta-feira (12) pelo governador Flávio Dino. O espaço vai reunir, museu ferroviário e portuário, polo tecnológico para desenvolvimento de startups, além de uma série de outros atrativos para maranhenses e turistas, como sorveteria, cafeteria, vídeo mapping, decoração natalina e muito mais.  

O governador lembrou na inauguração, que o prédio ficou sem uso adequado por muito tempo. “Agora promovemos uma restauração completa para sediar desde o Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão, resgatando a dimensão da vida econômica e social nosso estado, até outros espaços como a locomotiva hub, um espaço que será de integração entre pesquisas acadêmicas e os trabalhos das empresas. Teremos, ainda, espaços de lazer, de convivência comunitária, com a integração de várias políticas mediante uma ação de difusão cultural, preservação do patrimônio, da cultura para com isso podermos valorizar aquilo pertence ao povo do Maranhão”.

Caberá a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) a manutenção do ‘Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão: do trilho ao mar’, o mais novo espaço cultural da cidade. Na inauguração, o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, ressaltou a relevância do projeto para a memória local.

“É superimportante para a história ferroviária do Maranhão, uma história que começou ainda no século 19, com a montagem do trecho entre Caxias e Timon da ferrovia, e foi concluída já no século 20 com a finalização do trecho São Luís/Teresina, chegando aqui até este prédio da Reffsa, da antiga estação ferroviária. Hoje nós estamos requalificando esse prédio para que ele funcione como um memorial, um museu que vai lembrar a história dessa construção, a história da Reffsa, mostrando a importância desse meio de escoamento da produção do Maranhão que funciona até hoje e até hoje traz muitos lucros para o nosso Estado”, pontuou o secretário.

O processo de restauração do prédio histórico foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, envolvendo o trabalho de historiadores, sociólogos, engenheiros e arquitetos, obedecendo as características originais do prédio. A obra contou com investimentos na ordem de R$ 7,5 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.

de acordo com o Governo do Estado a obra de restauração da Reffsa será entregue nesta sexta-feira (12), às 18h.