LACEN confirma autenticidade de exame de Covid-19 de Duarte Jr

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA) emitiu documento, nesta sexta-feira (13), confirmando que o candidato a prefeito de São Luís Duarte Júnior, do partido Republicanos, realizou teste para detecção de Covid-19.

O pedido havia sido feito pelo deputado estadual Glalbert Nascimento Cutrim. A existência do teste positivo foi denunciada, ao vivo, no programa Ponto e Vírgula da última quarta-feira (11). Após a denúncia, o candidato alegou que o documento divulgado no programa seria falso. No entanto, o LACEN confirmou a autenticidade do exame e atestou que o candidato o fez.

O documento comprova que Duarte Júnior omitiu o fato de já estar infectado com coronavírus desde o início do mês de novembro, e que teria continuado sua agenda de campanha, mesmo consciente de estar infectado com a doença.

A certidão foi emitida após nos termos da Lei nº 12.527/2011, em consulta ao Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Ministério da Saúde. Ainda assim, o candidato continua alegando que os documentos, tanto o exame quanto a certidão emitida pelo LACEN, são falsos.

ENTENDA O CASO

Em publicação em rede social o deputado estadual Glalbert Cutrim afirmou que vai “representar Duarte Junior junto ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa por quebra de decoro parlamentar”.

Desde a data da coleta, 05 de novembro, até a data em que o candidato paralisou a agenda de campanha foram seis dias expondo o eleitorado ao vírus. Na lista de compromissos que contaram com a presença do candidato estão reuniões com o Ministério Público, Judiciário, Defensoria Pública, Polícia Civil e Funac. Duarte também realizou campanha de rua em que abraçava idosos e crianças. É possível constatar em suas redes sociais diversas fotos em que o candidato está no meio de aglomerações sem fazer uso de máscaras.