Eventos culturais ganham cenários diferentes no Maranhão

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma), promove apresentações, mostras e concursos durante esse período de pandemia, em cenário virtual, para garantir cronograma cultural.

 A XIV Semana Maranhense de Dança; e a XV Semana do Teatro no Maranhão – que vai integrar a 24ª edição do Festival Maranhense de Teatro Estudantil (Femate) e a Mostra Luiz Pazzini – serão virtuais, devido ao novo coronavírus. Exibições vão acontecer nas redes sociais e plataformas da Secma e Governo. 

“A novidade será a transmissão de forma virtual, mas com a mesma riqueza e beleza das apresentações presenciais. São ações que já fazem parte do calendário cultural maranhense e que este ano foram reformuladas para se adaptar ao cenário que vivemos e não deixarmos de prestigiar a arte feita no nosso Estado. Essa experiência inovadora terá o desafio de reunir e conectar pessoas pela arte, tendo como palco o mundo virtual”, pontua o titular da Secma, Anderson Lindoso. 

A XIV Semana Maranhense de Dança acontece de 6 a 13 de dezembro e terá apresentações de coletivos culturais, bailarinos, grupos, escolas, companhias e produtoras mostrando suas produções. As exibições vão acontecer nas redes sociais e plataformas da Secma e Governo. 

Na agenda, Memórias das  Semanas, Mostra Arte Educação, Mostra Coreográfica, Mostra Criativa, Competitiva, Mostra de Videodança, Batalha Negro Cosme, espetáculos,  Café Cultural, Vivências; Webinar e Workshops, entre outras atividades.

A agenda da XV Semana do Teatro Maranhense traz ainda o Femate. A mostra competitiva tem fins pedagógicos, incentivando o teatro nas escolas e o contato do jovem com várias linguagens artísticas. Além dos espetáculos roteirizados, as apresentações podem ser pautadas em poesias. A programação será realizada em parceria com o Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem).