Dia Mundial da Gentileza: 5 atitudes para celebrar a data

“Gentileza gera gentileza”. Você com certeza já deve ter ouvido essa frase e nada faz tanto sentido como um dia todinho para fazer valer essa máxima. Comemorado em 13 de novembro, o Dia Mundial da Gentileza, é uma data para enfatizar que boas atitudes trazem benefícios e incentivam as pessoas a serem mais gentis umas com as outras.

A ideia de celebrar o Dia Mundial da Gentileza, surgiu em uma conferência realizada em Tóquio em 1996, e passou a incorporar o calendário oficial a partir do ano 2000, com o objetivo de inspirar pessoas a criar e viver em um ambiente feliz e de empatia entre todos.

Com isso, nada melhor do que viver essa sexta-feira (13) de uma forma inspiradora. Selecionamos 5 atitudes simples do cotidiano para esta data especial que você pode fazer ainda hoje (têm até 23h59 hein?!). Confira!

Recolha algum lixo ao caminhar pela rua

Foto: Divulgação

Nada melhor do que viver em uma cidade limpa e bem organizada, por isso, ao caminhar pela rua, recolha algum lixo caso encontrar. Essa atitude com certeza impactará quem estiver a sua volta.

Elogie o trabalho de alguém

Foto: Divulgação

A correria do dia a dia não nos deixa muitas vezes parar um pouco e analisar às situação a nossa volta, especialmente no ambiente de trabalho. Antes de deixar o expediente, faça um elogio a um colega de trabalho, diga o quanto ele é importante e desempenha de maneira satisfatória suas tarefas. (A ação vale para você também viu?! Elogie-se)

Dê preferência para pedestres

Depois do trabalho, muita gente só quer chegar em casa (se bem que hoje é sexta, mas vamos imaginar que muita gente se encaixa nesta primeira situação). Ao encontrar pedestres aguardando para atravessar a rua, dê a preferência. Deixe que eles passem e cheguem também ao seu destino. Pode parecer uma atitude comum, mas colocar-se no lugar do outro nunca sai de moda. Experimente!

Ofereça ajuda para alguém mais velho

Pegar ônibus, atravessar a rua, ajudar a chegar a algum lugar, algumas atitudes simples que para alguns idosos podem se tornar um pouco mais difíceis por conta da idade. Se tiver a oportunidade, ajude um idoso a realizar uma tarefa.

Peça desculpas (e você sabe para quem!)

Foto: Divulgação

Por que não aproveitar a data para pedir desculpas a aquele amigo especial que você gosta tanto, mas está afastado? Para alguém que você ama muito, mas que hoje em dia nem se falam, para aquela pessoa que você magoou e não sabe como se reaproximar. O dia não permite tabus, então, vá em frente e aproveite!

*P.S – Não deixe para ter essas atitudes somente hoje por conta da data. Faça de todos os seus dias, o Dia Mundial da Gentileza!