Polícia Civil do Maranhão atuará com mais de 600 policiais nas eleições, afirma delegado geral

A Polícia Civil do Estado do Maranhão (PCMA) apresentou nesta quinta-feira (12) durante uma entrevista coletiva, o plano de atuação da Polícia Judiciária nas eleições de 2020.

Conforme o Delegado Geral de Polícia Civil, Armando Pacheco, há mais de 45 dias foi iniciado o planejamento do trabalho da PCMA para as eleições 2020, na qual serão empregados 626 policiais civis, a maioria com atuação no interior do estado onde, normalmente, há mais necessidade devido à intensidade da disputa política.

Esse ano, duas equipes foram formados para prestar eventual apoio à Polícia Federal, na capital maranhense. A direção da Polícia Civil considerou que, mesmo havendo em São Luís uma delegacia de Polícia Federal, que tem a atribuição para resolução dos crimes eleitorais, podem ocorrer situações que exigem uma atuação imediata, em que essas equipes da Polícia Civil estarão prontas para prestar apoio.

O Delegado Geral informou ainda, que a maioria do efetivo chegará aos municípios nesta sexta-feira (13), mas que devido a disputas mais acirradas e até a alguns conflitos, em determinados municípios do interior do estado, equipes da Polícia Civil já foram deslocadas para essas localidades, algumas há mais de dez dias. Entre esses municípios estão Tuntum, Serrano do Maranhão, São Domingos do Azeitão, Bom Lugar, Apicum-Açu, São João do Paraiso, entre outros.

Armando Pacheco enfatizou que tais ações visam garantir a regularidade do pleito eleitoral, sobretudo, a paz social.

Informações da  ASCOM PCMA