Governo amplia investimentos em saúde na Região Tocantina

O Governo do Maranhão segue investindo na ampliação de serviços nas unidades estaduais de saúde em Imperatriz. No Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, serão implantados 11 novos leitos de UTI e, para o Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, 10 leitos de UTI Materna na unidade vão ser construídos, que passa a ser referência em Alta Complexidade Materna no Estado. Com a nova UTI Materna, serão 21 novos leitos de UTI implantados em Imperatriz.

Sobre os leitos no Hospital Macrorregional de Imperatriz, o secretário Carlos Lula conta que a estrutura possibilitará o aumento do número de cirurgias na unidade de saúde. “Com os 11 leitos de UTI Adulto do Hospital Macrorregional, estamos repondo portanto os leitos que haviam sido desativados para que pudéssemos retomar as cirurgias eletivas. Agora eles ficarão em nossa rede de maneira permanente”, afirma.

Programa Mais Cirurgias

Retomado em setembro, após suspensão por conta da pandemia do novo coronavírus, o Programa Mais Cirurgias já possibilitou, até outubro de 2020, a realização de 44.696 cirurgias na rede estadual de saúde. Só nos meses de setembro e outubro foram realizados 6.201 procedimentos nas mais diversas especialidades. Durante o último fim de semana, o Hospital Macrorregional de Imperatriz realizou 200 cirurgias de catarata e pterígio.

As unidades inseridas no Programa estão distribuídas no Maranhão, em São Luís, Santa Inês, Pinheiro, Timon, Timbiras, Imperatriz, Coroatá, Lago da Pedra, Santa Luzia do Paruá, Caxias, Carutapera e Chapadinha. O Mais Cirurgias oferta atendimento nas seguintes especialidades médicas: cirurgia geral, ginecologia, urologia, angiologia, cardiologia/adulto, ortopédica, oftalmológica, vascular, neurologia, aparelho digestivo e pediátrica.