Centro Cultural Vale Maranhão anuncia chamada aberta para Propostas de Oficinas 2021

O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) abriu chamada para seleção de propostas de Oficinas 2021. Podem se inscrever artistas, professores, pesquisadores e profissionais da cultura que tenham interesse em ministrar oficinas durante o ano de 2021 na sede e/ ou nas redes virtuais do CCVM. As propostas poderão ser enviadas até dia 23 de dezembro de 2020.

Podem ser apresentadas propostas de oficinas teóricas e práticas, com prioridade àquelas que de alguma forma contribuam para a instrumentalização conceitual e profissional dos participantes. Ou seja, caso o proponente identifique alguma lacuna educacional em seu meio, ou coisas que podem ser úteis para outras pessoas, dentro do campo da cultura, ele poderá propor uma oficina para compartilhar seus conhecimentos. Podem ser apresentadas oficinas em formato virtual, que serão realizadas nas plataformas: zoom, youtube, instagram, facebook, etc, com padrões de produção audiovisual do CCVM.

A chamada receberá propostas de diversas linguagens: música, dança, artes visuais, artes cênicas, audiovisual, artesanato, comunicação, história, moda, são algumas das linguagens. As propostas passarão a integrar o banco de dados do CCVM, podendo ser selecionadas, posteriormente, de modo a compor a programação, junto às outras atividades oferecidas gratuitamente pelo Centro Cultural, como exposições, eventos e espetáculos.

Para Gabriel Gutierrez, gestor e coordenador artístico do CCVM, a chamada é uma forma de mapear o que artistas, professores e fazedores de cultura estão pensando no campo da intersecção entre educação e cultura. “A partilha de conhecimentos é fundamental para a criação de novas perspectivas do fazer cultural, conscientes de que conceito e prática são bases para um pensamento livre”, completa o gestor.

O CCVM fará a primeira seleção das propostas enviadas até o dia 31 de janeiro de 2021, e entrará em contato com os grupos para verificação de viabilidade de execução e, posteriormente, para novas convocações a qualquer tempo.

A minuta da chamada e a ficha de inscrição encontram-se disponíveis no site do CCVM: https://ccv-ma.org.br/editais/