Detran-MA realiza blitz educativa durante fim de semana na capital

Com o objetivo de orientar os condutores sobre os perigos de dirigir sob a influência de álcool e conscientizar a população quanto à importância em respeitar as Leis de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, neste domingo (8), blitz educativa do Projeto Se Liga na Via. A ação aconteceu na rua Vale do Rio Pimenta, próximo a Avenida Litorânea, e contou com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV).

Durante a ação, a equipe do Detran-MA distribuiu material educativo aos condutores, com dicas de cuidados no trânsito e informações sobre a Lei Seca. Os motoristas também receberam os adesivos “Eu Apoio a Operação Lei Seca”.

A pedagoga Raquel Soares destacou a importância das ações educativas. “Conscientizar é necessário para um trabalho eficaz, no que diz respeito ao trânsito. Acredito que ações como esta contribuem para que o condutor reveja sua postura no trânsito”, declarou.

A ação também contou com a participação do educador Willame Macedo, do Projeto Humanizar do Detran-MA, que capacita vítimas de acidentes de trânsito para participar das ações educativas, contando sua experiência de vida. Para ele, é importante mostrar as graves consequências que podem acontecer de uma prática imprudente no trânsito. “Estou aqui para sensibilizar os condutores para que dirijam de maneira correta, contribuindo para um trânsito mais seguro”, afirmou.

Para a técnica em radiologia, Nayane Silva, que estava indo para a praia com a família a blitz educativa traz mais segurança. “A ação educativa chama a atenção do motorista e passageiros sobre os cuidados que precisam ser tomados na malha viária. Gostei muito da explicação do cinto de segurança e como usar o bebê conforto para a minha filha que vai nascer”, disse.

Segundo o chefe da Divisão de Estatística do Detran-MA, Pabyo Mendes, que coordenou a ação, a blitz educativa é intensificada nos finais de semana em locais próximos a pontos turísticos, bares e restaurantes da capital, para alertar a população sobre os riscos de dirigir sob o efeito de bebida alcoólica. “Nos finais de semana, o fluxo de pessoas aumenta nestes locais, inclusive de quem ingeriu bebida alcoólica. Conversamos com motoristas e passageiros sobre os perigos da mistura álcool e direção e os principais cuidados que devem ser adotados na malha viária”, ressaltou.

Fonte: Detran-MA