4 dicas de como aproveitar as promoções de fim de ano com segurança

Com a chegada do mês de novembro atacadistas e varejistas já se programam para as vendas de fim de ano, não muito diferente disso, os clientes começam a procurar pelos melhores preços dos produtos desejados. Realizar compras de produtos chamados “bbb”(bom, bonito e barato) só parece ser uma tarefa fácil, mas na realidade requer muita atenção na hora de fechar a compra. Pensando nisso listamos, com a ajuda do Procon Maranhão, quatro dicas fundamentais na hora de fazer as compras de fim de ano e garantir o cumprimento de todos os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, confira:

  1. Monitore os preços
    Algumas lojas costumam elevar os preços nas semanas anteriores e baixar no dia das promoções, criando a ilusão de que o produto teve desconto (como a chamada Black Friday). Por isso, é fundamental acompanhar a variação dos valores semanas antes de efetuar a compra, a chamada pechincha.

2. Vício oculto e trocas de produtos

Os descontos não eximem as empresas de realizarem trocas em casos de vício nos produtos. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que o prazo da garantia legal começa a contar a partir da constatação do defeito, sendo de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis.

Caso não haja a resolução do problema, o consumidor pode exigir a troca por outro produto em perfeitas condições ou, se preferir, pode pedir a devolução total da quantia paga, ou o abatimento proporcional do valor. 

Além disso, algumas empresas possuem uma política de troca, dando a oportunidade do consumidor trocar o produto mesmo quando não há qualquer vício. Nessa situação, o consumidor deve ser informado previamente sobre as condições e prazos. 

Arrependimento

O direito do arrependimento, previsto no artigo 49 do CDC, pode ser uma boa saída para quem se arrepende da compra de um produto que não apresenta problemas ou vícios. Entretanto, esse direito só cabe às compras realizadas fora da loja física, como aquelas feitas pela internet, telemarketing, catálogo e outros.

Nesses casos, o consumidor tem o prazo de sete dias, contados do recebimento do produto ou da assinatura do contrato de um serviço, para a desistência.

Segurança
Para uma compra segura na internet, é importante verificar a procedência da loja virtual, além de informações como endereço físico, CNPJ e telefone.

“Orientamos também que o consumidor observe os comentários de outros clientes no próprio site para verificar a reputação da loja”, completou a presidente.

“Recomendamos que os consumidores monitorem as oscilações de preços nesse período que antecede o Natal para perceber se realmente há descontos nos produtos que desejam adquirir. Além disso, é importante observar a validade das promoções e as formas de pagamento para não cair em armadilhas”, explica a presidente do Procon/MA, Adaltina Queiroga.