Prefeito de Bom Jardim que concorre a reeleição é afastado do cargo

O Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu com unanimidade pelo afastamento de Francisco Alves de Araújo, atual prefeito da cidade de Bom Jardim, município a 278 quilômetros da capital.

De acordo com o Ministério Público há indícios de desvio de 1,16 milhões de reais. Esse dinheiro deveria ser destinado a aluguéis de veículos, no ano de 2017, no entanto as investigações apontam que os recursos eram repassados para a empresa, mas não havia o fornecimento do serviço. Quando o serviço era solicitado os veículos apresentados eram sucateados, defeituosos, sem condições de uso.

Três desembargadores decidiram pelo afastamento do prefeito Francisco Araújo por 180 dias, o prefeito é investigado por improbidade administrativa. Apesar da decisão de afastamento das atividades administrativas o atual prefeito, Francisco Araújo, pode concorrer às eleições municipais deste ano.

“Ele não está impedido de concorrer a reeleição, inclusive ele tem a candidatura deferida. Se porventura ele for eleito, conforme o teor da decisão ele vai tomar posse afastado do cargo porque o prazo de 180 dias se estenderá até o mês de abril”, afirmou o promotor de justiça Fábio Santos.

O promotor de justiça Fábio Santos nos falou sobre o caso, confira:

Segundo o promotor de justiça Fábio Santos nos últimos cinco anos foram afastados por improbidade administrativa os na época prefeitos: Lidiane Leite, Malrinete Gralhada, Sinego e agora o Francisco Araújo.

O atual prefeito Francisco Araújo foi afastado três vezes. Sinego, quando foi afastado, não era mais prefeito, já era vereador e vice presidente da câmara. Em 2016 Sinego assumiu a prefeitura, porque o presidente da Câmara, Vereador Arão, estava afastado do cargo por improbidade. Atualmente Sinego está afastado por improbidade enquanto vereador, mas também responde por atos de improbidade e por crimes praticados quando era Prefeito.

A ex-prefeita Lidiane Leite foi a única presa pelos crimes de desvio de recursos públicos, mas está solta atualmente.