Tartaruga é resgatada com escoriações e passa por cuidados em Viana

Uma tartaruga foi encontrada por pescadores nesta quinta-feira (05) em um lago, no município de Viana (216 Km de distância de São Luís). Segundo a presidente do Instituto Amares, a bióloga Nathali Ristau, trata-se da espécie tartaruga-cabeçuda, fêmea, jovem, que tem o nome científico Caretta caretta.

A tartaruga foi resgatada e está sob os cuidados da Secretaria de Meio Ambiente do município. O manejo do bicho foi orientado pela equipe do Instituto Amares e será levado para a sede da secretaria, em Viana. “Demos todas as orientações de como deve ser feito o transporte, sobre o recinto improvisado que ele deve ficar e as condições de ser remanejado”, comentou a presidente.

De acordo com Nathali, foram levantadas as condições do animal, que apresentava ferimentos no casco, escoriações e estava bastante debilitado. “Nesse momento, não recomendamos o transporte para São Luís, devido às condições do animal. Serão necessários os cuidados iniciais, dando orientação e suporte para os profissionais de Viana”, disse.

Se houver necessidade, uma equipe do Instituto Amares será enviada ao local e um médico veterinário fará a avaliação e a aplicação de soro e medicação no animal para ser transportado para a base, localizada em São Luís.