Chuvas de granizo são esperadas para os próximos meses no Maranhão, aponta UEMA

Chuvas isoladas são esperadas para esta quinta-feira (05) e também para os próximos dias na capital maranhense e em outras regiões do estado. De acordo com o Núcleo Geoambiental (NUGEO), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), nos últimos dias as chuvas chegaram a 8mm.

De acordo com o meteorologista Gunter Reschke, apesar das chuvas fortes, o período chuvoso não iniciou e somente no mês de dezembro as chuvas terão frequência. Ele também afirmou que a onda de calor forte irá prevalecer e não descartou a possibilidade de chuvas de granizo no Maranhão durantes os próximos meses.

Segundo o NUGEO, há previsão de tempestades entre a tarde e a noite desta quinta-feira, nas cidades de Imperatriz, Santa Inês, Barra do Corda, Carolina e Açailândia.

O sistema cavado, que é o alongamento que causa áreas de instabilidade, se formou em diversas regiões do Maranhão, e está previsto que ainda dure de 2 a 4 dias. O fenômeno é responsável pelas chuvas e ventos fortes chuvas que aconteceram no interior do estado.

CHUVA DE GRANIZO NO MA

Na última segunda-feira (03), segundo o NUGEO/UEMA, foi registrada chuva de granizo na cidade de Santa Luzia. Segundo o Climatempo, para a cidade a previsão para esta sexta-feira (06) é de sol e aumento de nuvens de manhã. São esperadas pancadas de chuva à tarde e à noite.