Atletismo maranhense participa da 44ª edição do Troféu Norte-Nordeste

Destaques do atletismo maranhense, patrocinados pela Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), participarão da 44ª edição do Troféu Norte-Nordeste Caixa de Atletismo, que acontecerá a partir do dia 31 de outubro em Recife. 

Um dos destaques da delegação feminina do Maranhão será Adelly Oliveira Santos, que disputará na categoria 100 metros com barreiras. Com a marca de 13.38s, a atleta colocará seu potencial na pista de atletismo, a partir das 8h45, do dia 1º de novembro, quando realizará sua primeira bateria de prova. 

A atleta do Maranhão disse que já vinha treinando intensamente, e que com a competição no calendário os treinos ficaram mais específicos. “Eu e minha treinadora, Maísa Machado, fizemos algumas alterações com relação a minha prova principal que é o 100m com barreiras. As mudanças servem para somar na qualidade da corrida. Sempre ouvi muito bem do Troféu Norte-Nordeste e confesso que tenho muita vontade de competir. Então, aí vamos nós”, resumiu Adelly. 

No masculino, disputarão os maranhenses Rodrigo Pereira do Nascimento, que tem a marca de 10.10s, e Flávio Gustavo da Silva Barbosa, que alcançou no último ranking os 10.24s. Ambos atletas estão na prova dos 100 metros rasos.

Rodrigo Nascimento disse estar se preparando da melhor forma possível para encarar pela primeira vez a competição. “Obviamente que quero ganhar, mas nesse primeiro momento quero quebrar o gelo e criar, aos poucos, o clima de competição. Estamos nos readaptando após a chegada da pandemia, pois tudo mudou e estamos um pouco perdidos. No entanto, já estamos voltando a rotina de treinamento. Estou muito feliz por participar dessa competição, e quem sabe trazer uma medalha”, avaliou. 

A gente vem trabalhando forte há dois meses, em pista e academia e a expectativa é a melhor possível. Estou realizando bons treinos, venho me preparando bem. Espero fazer uma boa prova, principalmente os 100 metros que é minha prova alvo. Essa mesma prova me qualificou ano passado para o mundial do Catar. Quero agradecer a todos os patrocinadores do projeto que ajuda a gente a treinar com alto rendimento”, comentou Flávio Gustavo.

Nos 200 metros rasos estão escalados para a competição o Bruno Lins Tenório de Barros que tem 20.80s de marca, Rodrigo Pereira do Nascimento com 21.06s e Flávio Gustavo da Silva Barbosa com 21.04.

Com o ano conturbado, por conta da Covid-19, Bruno Lins adianta que está muito feliz em saber que a equipe do CT Maranhão estará na competição do Norte Nordeste de 2020. “Estaremos em atividade, a todo vapor. Acredito que todos os nossos atletas estão bem preparados. Mas falando de mim, venho trabalhando e estou pronto para defender a bandeira do Maranhão, o qual eu tenho o prazer e orgulho. Estou ansioso para colocar em prática tudo que venho trabalhando”, disparou.  

Na categoria 110 metros com barreiras, estará o maranhense Eduardo dos Santos Rodrigues de Deus, que pontuou 13.48s em sua última marca. O atleta competirá às 8h30 do dia 1º de novembro. 

“Essa será minha primeira competição outdoor, estou na expectativa do resultado. Semana passada já treinei super bem, o que me deixa melhor para a competição. Quero entrar na pista e sair de lá bem feliz, com o melhor resultado”, adiantou o atleta.

O Alexsandro do Nascimento de Melo, mais conhecido como ‘Bolt’, disputará nas categorias, salto em distância, onde obteve a marca de 8.08s, e salto triplo, em que alcançou a marca dos 17.10s. Atualmente é o líder sul-americano do ranking do salto triplo e o líder do ranking brasileiro do salto em distância.

“Estou com uma expectativa muito grande nesse campeonato e espero vencer nas minhas provas”, declarou. 

Garantidos nas Olímpiadas de 2021

Com alcance positivo em marcas no ranking de campeonatos anteriores já estão garantidos nos Jogos Olímpicos de 2021, Rodrigo Pereira do Nascimento, Bruno Lins Tenorio de Barros, Eduardo dos Santos Rodrigues de Deus e Alexsandro do Nascimento de Melo.

Da competição

A competição será aberta às 8 horas do dia 31, com a final do salto com vara no feminino, e termina com a final dos 10.000 m no masculino, prevista para as 16:20 do dia 1º, segundo programa-horário elaborado pelo Departamento Técnico da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA).

Entre os atletas mais bem ranqueados, destaque para Vitor Hugo dos Santos, Rodrigo Nascimento e Flavio Gustavo Barbosa nos 100 m e nos 200 m (todos do Maranhão), José Fernando Ferreira Santana, no decatlo, e Paula Raíssa Paz, na marcha atlética (os dois de Pernambuco), Letícia Maria Lima, nos 100 m e 200 m (Ceará), além de Alexsandro Melo (distância e triplo) e Adelly Oliveira Santos (100 m com barreiras) – ambos também do Maranhão.

Com informações do site do Governo do Estado.