Começa o IX Festival Literário de Araxá

Começa nesta quarta-feira (28) e vai até o domingo (01) o Festival Literário de Araxá, o Fliaraxá. Sua 9ª edição, acontecerá em ambiente virtual, e vai reunir nomes como Valter Hugo Mãe, Mia Couto, Milton Hatoum, Ignácio de Loyola Brandão, Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Ailton Krenak, José Luis Peixoto, Gonçalo M. Tavares, José Eduardo Agualusa, Marina Colasanti e muitos outros.

A curadoria é de Afonso Borges, Sérgio Abranches, Heloísa Starling e Tom Faria. Leo Cunha é o responsável pela programação infantil, que recebe, nas manhãs, nomes como Tino Freitas, Rosana Rios, Daniel Munduruku, José Santos, Otávio Jr. e Paula Pimenta.

Os debates da programação principal começam às 16h (no sábado, às 14h15) e seguem até a noite. No dia da abertura, destaque para Monja Coen, que vai falar sobre paciência às 19h. Na sequência, às 20h, Antonio Fagundes, que interpretou um editor de livros em novela da Globo e é a personalidade literária desta edição do evento, conversa com Valter Hugo Mãe.

No domingo, às 18h, destaque para o painel O Futuro das Almas e do Planeta, com o moçambicano Mia Couto e o indígena Ailton Krenak. Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Agualusa e Conceição Evaristo são homenageados ou patronos.

A transmissão será feita pelo YouTube, Facebook e pelo site oficial do festival

Confira a programação principal do Fliaraxá 2020, no site fliaraxa.com.br/

Informações do jornal O Estado de S. Paulo