Após reunião, terminal permanecerá interditado parcialmente

A decisão foi tomada durante reunião realizada nesta quarta-feira (28). De acordo com o juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, as provas apresentadas pelos órgãos competentes não determinam a interdição total do Terminal da Praia Grande que continua com apenas duas plataformas em funcionamento.

Em decorrência da pandemia, apenas parte dos envolvidos no processo tiveram acesso a sala da audiência. Representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e Defesa Civil Municipal apresentaram os laudos solicitados pela justiça que constataram risco apenas no corredor entre as plataformas 1 e 2 que já estão interditadas.

“Os engenheiros da empresa do consórcio, sustentaram que não há risco, interditaram parcialmente; defesa civil municipal e estadual sustentaram o mesmo ponto de vista de que as pessoas podem continuar transitando no terminal mesmo parcialmente interditado. Por esse motivo, resolvi manter a interdição parcial e não total do terminal. Porque se interditar totalmente, os usuários precisarão pagar mais transporte e é isso que queremos evitar, além de impedir que as pessoas fiquem nas paradas na avenida”, afirmou o juiz.

O restante da estrutura mesmo com alguns problemas, de acordo com os laudos dos órgãos competentes, não corre risco de desabamento.

Foram convocados para essa reunião também os secretários de transporte do município e do estado, Defesa Civil Estadual, Consórcio responsável pelo terminal e Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos.

O terminal da Praia Grande recebe por dia cerca de 100 mil passageiros atendendo a 74 linhas de ônibus. O consórcio responsável pelo local afirma que não tem recursos para manter a obra e por isso, em audiência no mês de março uma taxa de R$1,85 foi criada a ser cobrada de cada ônibus de outras empresas quem entrarem no terminal.

Em negociação com a MOB, ficou decidido que a tarifa será descontada a partir desta semana para que o impasse do dinheiro para a reforma do terminal seja resolvido.