Featured Video Play Icon

O programa Bom Dia Maranhão, apresentado por Adalberto Melo, na ocasião substituído por Eduardo Ericeira, acompanhado pelo jornalista Jhon Cutrim, na TV Difusora e Rádio Difusora FM, recebeu Duarte Junior (Republicanos), último candidato a prefeito de São Luís entrevistado pela sabatina organizada pelo Sistema Difusora. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio.

As sabatinas ocorreram entre os dias 12 e 27 de outubro com duração de 30 minutos, divididas em dois blocos de 15 minutos cada.

Para que conheça um pouco melhor os candidatos, o portal MA10 traçou o perfil dos candidatos que estão concorrendo à vaga no Executivo Municipal

Saúde

Duarte Junior começou falando na sabatina sobre os 100 primeiros dias de gestão, caso seja eleito prefeito de São Luís, e destacou que a prioridade máxima será a saúde.

“Vamos focar na saúde e acabar com as filas de espera, revolver e garantir que o cidadão da capital tenha acesso aos seus direitos. Terá um forte investimento em atenção básica, aumento dos horários de atendimento, que também será realizado no final de semana, e aumento de profissionais para atender bem e melhor”, falou Duarte.

Segundo o candidato, a prefeitura terá um planejamento para concurso público após 2021, devido as orientações de saúde devido a pandemia para não realização de concurso até dezembro de 2021. “Iremos focar na Guarda Municipal e dialogar com a Secretaria de Segurança Pública. Também iremos reduzir a taxa de iluminação pública e garantir um serviço melhor, garantir um auxílio fardamento e a Guarda Municipal mais próximo da comunidade e das escolas”, destacou o candidato.

Saneamento básico

Sobre o assunto, o candidato falou da existência de um contrato com a Caema e que precisa de fiscalização, ainda de acordo com ele, o contrato não existe metas. Para isso, a prefeitura terá uma estratégia para restabelecer o cumprimento dessa meta.

“Vamos garantir saneamento básico para as pessoas adoecerem menos e isso irá desafogar a saúde, com seriedade e criatividade dá para fazer com esse mesmo padrão de gestão séria, precisamos enfrentar o problema, buscando recursos federais. Precisa acabar com essa questão onde a prefeitura asfalta e a Caema quebra. É preciso ter liderança e a Caema vai cumprir em prol do consumidor”, disse Duarte.

Mobilidade urbana

“É preciso renovar 100% da frota de ônibus de São Luís, investir em ciclovias e ciclofaixas, investir em uma política de mobilidade em parceria com instituições privadas. Também, a criação de faixas exclusivas para ônibus, que é um transporte lento e pouco atraente, devido a frota antiga”, disse o candidato.

Em outro ponto de destaque na sua entrevista, Duarte Junior garantiu que terá transporte 100% aos estudantes da rede municipal. “O aluno já tem direito a meia passagem e a outra passagem nós iremos assumir, isso será fundamental para combater a evasão escolar para alunos que não tem condições de chegar até a escola. Vamos garantir uma política de mobilidade, a presença do aluno na escola e a reforma de todas as escolas públicas municipais de São Luís”, comentou.