Encerrada a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão

O maior evento de divulgação científica no Maranhão, a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secti), com uma programação on-line diversificada, teve encerramento nesta sexta-feira (23). A programação contou com 76 atividades divididas entre palestras, minicursos e pôsteres.

Todas as atividades foram transmitidas no Youtube da SECTI e abordaram a temática ‘inteligência artificial’ no âmbito da educação, da saúde entre outras áreas. A semana teve como tema:“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

A solenidade de encerramento contou com a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles; do reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa; da reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Elizabeth Fernandes; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Natilene Brito; e da diretora de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão, Flávia Fernandes Nascimento. 

Na ocasião, o secretário Davi Telles destacou a qualidade dos trabalhos apresentados durante o evento. “Me sinto feliz e realizado pela parceria e companheirismo de todas as instituições que fazem a SNCT conosco. Chamo a atenção para a qualidade dos trabalhos deste ano. Tivemos uma alta qualidade e assim parabenizo todas as instituições. Isso demonstra que o investimento em educação básica e superior tem dado resultados efetivos”.

A reitora da UEMASUL, Elizabeth Fernandes, também ressaltou a qualidade dos trabalhos. “Quero parabenizar a SECTI pelo nível dos trabalhos apresentados nesta Semana de Ciência e Tecnologia, mesmo sendo realizada remotamente a qualidade permaneceu. Expresso a minha felicidade em ver a ciência e a tecnologia sendo premiadas”, enfatizou a reitora.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, cumprimentou todos os professores e estudantes que participaram o evento. “É um encerramento diferente. Saímos desses dias renovados, com o compromisso e desejo de fazer em 2021 a melhor SNCT, seja ela presencial ou não. Cumprimento todos os professores, pesquisadores e estudantes que fizeram questão de apresentar os seus trabalhos, mostrando que a ciência continua viva e que o Maranhão continua produzindo ciência de qualidade”.

Foram avaliados trabalhos nas seguintes áreas do conhecimento: ciências exatas e da terra, ciências biológicas, engenharias, ciências da saúde, ciências agrárias, ciências sociais aplicadas, ciências humanas.

Confira a lista de trabalhos ganhadores:

Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
1º lugar: SISTEMA DE MONITORAMENTO E PREVISÃO DE FALHAS DE ATIVOS EM FERROVIAS
2º lugar: CLASSIFICAÇÃO DE MEL DE DIVERSAS REGIÕES DO BRASIL: UM ESTUDO ESTATÍSTICO MULTIVARIADO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS
3º lugar: JOGO EDUCACIONAL PARA O ENFRENTAMENTO DO COVID-19 UTILIZANDO SCRATCH

Área: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
1º lugar: LÁPIS ECOLÓGICO: A CERA DE ABELHA E CARVÃO DE COCO BABAÇU COMO SUBSTITUTO DO GRAFITE
2º lugar:ANÁLISE DO PROCESSO ALELOPÁTICO DO EUCALIPTO SOBRE AS SEMENTES DE ALFACE E TOMATE
3º lugar:INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS COMO FERRAMENTAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE GRANDES EMPRESAS E A AGRICULTURA FAMILIAR NO MARANHÃO
Área: ENGENHARIAS
1º lugar:LABORATÓRIO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL DO CENTRO EDUCA MAIS JACIRA DE OLIVEIRA E SILVA
2º lugar:PROJETO DE UM MEDIDOR DE VAZÃO PARA VENTILADOR MECÂNICO
3º lugar:SISTEMA DE TELEMETRIA APLICADO AO AERODESIGN
Área: CIÊNCIAS DA SAÚDE
1º lugar: O GEOPROCESSAMENTO EM ESTUDOS SOBRE DENGUE NO ESTADO DO MARANHÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Área: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
1º lugar:REVISTA AGRÁRIA ACADÊMICA – MÉTRICAS DO PERIÓDICO ENTRE OS ANOS DE 2018 E 2020
2º lugar:A LEGISLAÇÃO  AMBIENTAL  DO BRASIL
Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
1º lugar:HÁ POSSIBILIDADE DE SE FALAR EM COMPLIANCE AMBIENTAL NO MARANHÃO? UMA ANÁLISE GERENCIAL DE MITIGAÇÃO DE RISCOS NO ÂMBITO EMPRESARIAL MARANHENSE
2º lugar:AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DE ESPAÇOS RESIDENCIAIS DE IDOSOS: UM ESTUDO DE CASO 
3º lugar:ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE CONFORTO TÉRMICO EM SALAS DE AULA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DE SÃO LUÍS – MA
Área: CIÊNCIAS HUMANAS
1º lugar:NARRATIVAS DE IDENTIDADE E RESISTÊNCIA DA ILHA SÃO VICENTE-TO
2º lugar:ROBÓTICA EDUCACIONAL ATRAVÉS DA PLATAFORMA LEGO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O IFMA/CAMPUS CODÓ
3º lugar:AVATAR EVOLUTION DA APRENDIZAGEM: NOVA FERRAMENTA AVALIATIVA