Featured Video Play Icon

O programa Bom Dia Maranhão, apresentado por Adalberto Melo, na ocasião substituído por Eduardo Ericeira, acompanhado pelo jornalista Jhon Cutrim, na TV Difusora e Rádio Difusora FM, recebeu Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade) entrevistado pela sabatina organizada pelo Sistema Difusora. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio.

As sabatinas ocorrerão entre os dias 12 e 27 de outubro com duração de 30 minutos, divididas em dois blocos de 15 minutos cada

Para que conheça um pouco melhor os candidatos, o portal MA10 traçou o perfil dos candidatos que estão concorrendo à vaga no Executivo Municipal

Jeisael Marx falou sobre os 100 primeiros dias de gestão caso seja eleito prefeito de São Luís. Para o candidato, será um ano difícil em todos os municípios do país, devido a pandemia do Covid-19, mas garante que é o único candidato que prevê a diminuição do custo da máquina pública.

O candidato afirma que a prioridade, assim que assumir, será voltada para a Educação. “Temos uma perda irreparável do sistema municipal de ensino, as escolas estão fechadas, mato crescendo, sem reformas, creio que já estão empurrando para o próximo prefeito. Poderiam aproveitar esse momento para reformar as escolas”, destacou.

De acordo com Jeisael, a sua gestão vai baixar de 33 para 25 os órgãos municipais, sendo 19 secretarias, um Procon Municipal e cinco Subprefeituras. “Vou colocar em prática esse modelo de gestão eficiente e econômico, e pretendo manter diálogo honesto com a Câmara de Vereadores, pois sei que estão dispostos a contribuir um novo modelo de cidade mais justa, mais humana e acredito que teremos uma renovação de 50% na Câmara”, disse o candidato.

Saúde

Precisamos fiscalizar e botar para funcionar as equipes de Saúde da Família. Teremos o Hospital da Ilha funcionando como urgência e emergência, assim que finalizar, o Socorrão ficará na retaguarda. Iremos atuar na saúde básica como forma preventiva, pois é preciso ter inteligência para trabalhar na saúde”, destacou.

Saneamento Básico

Para Jeisael, o principal ponto de turismo da capital são as praias, por isso, ele tem a intensão de criar um Grupo de Controle e Regulação do Saneamento para fiscalizar e cobrar a Caema.

“Espero que a Caema esteja pronta para servir a cidade, pois o município precisa exigir que ela cumpra as metas a qual foi contratada para fazer, é difícil viver sem água e sem tratamento de esgoto”, destacou Jeisael.

Segurança

“A segurança pública é uma questão social e pode ser combatida com oportunidades de emprego, lazer, estudo, pois quando chega um caso para a polícia é porque tudo isso falhou. Mas claro que iremos aumentar o efetivo de guardas municipais, melhorar a iluminação pública e diminuir os terrenos baldios”, disse.

Cultura

Jeisael Marx disse ter a intensão de criar a empresa Municipal de Turismo, com o objetivo de promover a capital maranhense para os outros estados e também para o exterior. Além disso, falou que o turismo deve ser ligado diretamente com a cultura e ter sustentabilidade.