Veja os assuntos de maior repercussão nos 30 dias do novo portal MA10

Como passa rápido! O novo portal MA10 do Sistema Difusora com um layout mais despojado e um sistema diferenciado de arquitetura de imagem foi lançado há um mês e já se encaixa entre os portais de maior destaque no Maranhão.

Com um acesso mais rápido às informações, os usuários podem acompanhar em tempo real, uma cobertura de excelência especialmente da capital e região metropolitana quando do Maranhão, Brasil e Mundo. O novo portal têm apostado cada vez mais em uma apuração com responsabilidade e principalmente na qualidade da informação jornalística que chega ao leitor.

Para comemorar o primeiro ‘mensário‘ de lançamento dessa nova plataforma jornalística, selecionamos as matérias que mais deram engajamento em nossas redes sociais, e também nos colocaram nas principais páginas de busca na internet. Confira:

Motorista morto durante assalto

Um motorista de ônibus foi morto a tiros durante um assalto, no bairro Cohama, no dia 19 de setembro. Segundo testemunhas, Francisco Carlos da Silva Teixeira, de 37 anos, não teria parado o coletivo próximo ao elevado para a descida dos criminosos.

Os suspeitos, então, teriam pulado a catraca e disparado na cabeça da vítima, que não resistiu aos ferimentos. Os envolvidos na ação já foram capturados e, segundo a polícia, confessaram o crime.

Grande Ilha vive noite de pavor com mortes e sequestros

A região metropolitana de São Luís viveu mais uma noite e madrugada de terror. Foram registrados assaltos, sequestros, tiroteios e homicídios em várias regiões.

No Ipem São Cristóvão, um policial militar e um criminoso morreram durante tentativa de assalto. Na Vila Luizão, suspeitos atiraram e atingiram dois homens em uma praça. No bairro Coroadinho, foi presa uma dupla que manteve a vítima refém. Já no Maiobão, suspeito de assalto se deu mal e foi capturado por moradores.

“Facção criminosa não vai estabelecer comando”, alerta Jefferson Portela

Após as série de ataques na cidade, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, se pronunciou a respeito da onda de violência que tomou conta da Grande Ilha. Somente em São Luís foram registrados assaltos, sequestros, tiroteios e homicídios em várias regiões.

De acordo com o secretário, a determinação do Governo do Estado juntamente com a Secretaria de Segurança Pública e comandos das Polícias Civil e Militar é de que um grande contingente de policiais esteja nas ruas atuando no combate à criminalidade e violência sem interrupções.

Incêndio atinge ponte de embarque no Aeroporto de São Luís

Um incêndio foi registrado na ponte de embarque 01 do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.

Os bombeiros do aeroporto foram prontamente acionados e cessaram o fogo. “Não havia aeronave acoplada no momento do incidente e não houve feridos. A ponte de embarque passará por perícia para apurar o motivo do incêndio”, informou nota da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO).

Populares flagram lobo-marinho atolado no município de Arari

Um fato inusitado chamou atenção dos moradores da cidade de Arari, a 166 km de São Luís. Um lobo-marinho surgiu às margens do Rio Mearim, próximo ao povoado São José. Populares flagraram lobo-marinho atolado e informaram as autoridades sobre o ocorrido.

Em nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) informou que “tem acompanhado o episódio do avistamento do lobo-marinho através do Instituto Amares, organização experiente no atendimento de ocorrências de mamíferos aquáticos que está em contato com Secretaria de Meio Ambiente de Arari e está seguindo protocolos internacionais para estas espécies.”

Ferry boat colide com pilar de atracação próximo ao Terminal da Ponta da Espera

Um acidente envolvendo o ferry boat Baía de São Marcos, surpreendeu passageiros que estavam na embarcação. Um vídeo compartilhado nas redes sociais registrou a colisão entre a lateral direita do ferry boat e alguns pilares de atracação. A colisão aconteceu logo após a embarcação zarpar na rampa do Terminal da Ponta da Espera. A embarcação fazia viagem de São Luís para o Cujupe.

Segundo a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) o incidente teve como causa rajadas de vento que atingiram o ferry boat durante uma manobra.

Prateleiras desabam em grave acidente registrado em supermercado na Curva do 90

Logo nos primeiros dias do mês de outubro, a notícia do desabamento das prateleiras em um supermercado ganhou repercussão nacional. O grave acidente foi registrado no Mix Atacarejo da Curva do 90, bairro Vinhais, em São Luís. Uma força-tarefa foi montada para auxiliar no socorro às vítimas.

Segundo o 8° Batalhão de Polícia Militar, uma parte das prateleiras teria caído após uma possível manobra feita por um operador de empilhadeira. Um efeito dominó pode ter sido provocado com o impacto, derrubando a estrutura no local.

Agente penitenciária que facilitava a entrada de drogas e celulares no presídio é presa pela SENARC

Uma agente penitenciária concursada foi presa durante operação da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), em São Luís.

Segundo as investigações, a agente facilitava a entrada de celulares e drogas no sistema prisional há um ano. Dois dos presos eram servidores temporários e os outros seriam membros de facções criminosas que atuam no estado.

Após divulgar vídeo, cantor sofre ataque racista nas redes sociais

O cantor maranhense Matheus Nunes, mais conhecido como ‘Matheusinho”, foi vítima de injúria racial, após a página de um amigo divulgar um de seus vídeos cantando nas redes sociais. Entre os comentários, um perfil questionou: “Ué, como ele saiu da nota de 20?”. A cédula de R$ 20 reais tem como animal estampado o mico leão dourado.

Após o comentário, o cantor registrou um boletim de ocorrência na delegacia e acionou a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, vinculada à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB-MA). O cantor afirmou que foi a primeira vez que passou por essa situação após o compartilhamento de um vídeo de trabalho.

Criança realiza sonho e ganha festa temática com presença de policiais

A noite de 8 de outubro de 2020, com certeza ficará guardada no coração do pequeno Jhonata Costa Leite, mais conhecido como “Jhon Jhon”, que completou 12 anos de idade e conseguiu realizar um grande sonho: comemorar com uma festa temática e com a presença de policiais militares.

Vestido totalmente a caráter, o pequeno Jhonata não imaginava que além da festa padronizada com o que mais ama, ele também receberia a presença de policiais militares que fizeram uma entrada em grande estilo, com direito a sirenes e giroflex.

Prefeitura confirma retorno das atividades da Feirinha São Luís

FOTO: Reprodução


O prefeito Edivaldo Holanda Jr, anunciou por meio de uma rede social a retomada as atividades da Feirinha São Luís, realizada aos domingos na praça Benedito Leite, no Centro Histórico. A confirmação veio após uma reunião com artistas e a data da retomada da Feirinha será anunciada em breve. O evento, diante do cenário de pandemia, terá um formato reduzido.

A Feirinha São Luís está suspensa desde o mês de março após a edição do Decreto Municipal Nº 54.890, que reforçava as ações preventivas ao novo coronavírus (Covid-19). No documento, a realização da Feirinha seria suspensa por tempo indeterminado.

Soldado do 6° BPM salva criança durante crise convulsiva em banho na cidade de Morros

Um soldado lotado no 6° Batalhão de Polícia Militar, em São Luís, salvou uma criança de 2 anos durante uma crise convulsiva. O caso aconteceu em uma área de banho localizada entre as cidades de Morros e Axixá.

Segundo o PM Paulo Mendes, ele estava com o irmão a caminho de um banho no rio Una, quando teria decidido ir para outro local devido a aglomeração de pessoas. Poucos minutos após chegar no banho ele percebeu uma grande movimentação e gritos; e tentou se afastar achando que poderia ser uma briga.

Criança é encontrada morta com um tiro na cabeça no Moropóia

Uma criança de 12 anos morreu após atirar acidentalmente contra a própria cabeça ao manusear a arma de um parente, possivelmente um tio. Segundo o 13° Batalhão de Polícia Militar, o caso aconteceu na região do Moropóia, município de São José de Ribamar. 

De acordo com informações do delegado Paulo de Tarso, que acompanha as investigações, o menino morava com os pais, mas estava sozinho no momento do acidente. A vizinhança teria escutado um disparo de arma de fogo e acionou a polícia, que já encontrou o menino sem vida no local. A arma, segundo a Polícia Civil, tinha registro e estava dentro da legalidade para uso.

Identificados quatro suspeitos de terem matado sucuri de 7m no rio Una

Foram identificados quatro suspeitos de terem matado uma cobra sucuri de 7 metros às margens do rio Una, em Morros, cidade a 100 quilômetros da capital maranhense. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da prefeitura municipal que procura agora os outros três envolvidos. O assunto será abordado no Hora D desta quinta-feira (15), programa apresentado pela jornalista Keith Almeida, a partir do meio dia na TV Difusora.

O caso aconteceu no início do mês de outubro, no povoado Santana. As cobras do tipo sucuri são comuns em áreas de rios e lagos. À época, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) encaminhou a ocorrência para o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Flávio Dino anuncia a abertura de cinemas, parques infantis e liberação de shows e festas

O governador Flávio Dino anunciou em entrevista coletiva a abertura de cinemas, parques infantis e a liberação de shows e festas para até 150 pessoas. O governador reafirmou que o Réveillon está cancelado no estado. Em relação a festas privadas de fim de ano para mais de 150 pessoas, o governador disse que dará a resposta no começo de dezembro.

Flávio Dino anunciou também o pagamento do 13º dos servidores no mês de outubro. “O objetivo é antecipar as compras de fim de ano, evitando assim aglomerações e uma forma de estimular a economia”, afirmou.

Comandante geral do Corpo de Bombeiros socorre motociclista vítima de acidente

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), coronel Celio Roberto, fez o atendimento a um motociclista que se envolveu em acidente na avenida Jerônimo de Albuquerque, na altura do bairro Cohab, em São Luís.

O coronel estava em deslocamento para o 2° Batalhão de Bombeiros, que fica na região, quando observou a vítima ao solo, próximo do Terminal de Integração. O homem conduzia uma moto de placa PSN 5422 e teria sido lançado ao chão após um caminhão ter trancado um terceiro veículo. Apenas o condutor do veículo menor permaneceu no local. Assim que avistou a ocorrência, e populares na via, a equipe interditou a faixa durante o atendimento ao rapaz.

Abrigo da Praça João Lisboa no Centro Histórico é demolido

O processo de demolição do abrigo que fica localizado na Praça João Lisboa, no Centro Histórico da capital maranhense, ocorreu nas primeiras horas da manhã do último sábado (17). A demolição do local só foi autorizada depois que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional avaliou os laudos periciais.

Os comerciantes que ocupavam o coreto serão indenizados. Com a proposta de extensão, com bancos e canteiros, após a demolição do abrigo, o largo do Carmo ganha características originais. A previsão é que a requalificação do largo do Carmo e praça João Lisboa seja entregue no início de novembro.

Líderes no Congresso apontam Flávio Dino entre os três melhores governadores do país, segundo Painel do Poder

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), é o segundo mais bem avaliado pelos líderes no Congresso Nacional. O político aparece na vice-liderança do ranking feito pelo Painel do Poder, ferramenta de pesquisa do Congresso em Foco. Na lista, o primeiro colocado é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Os governadores da Bahia, Rui Costa (PT), de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), aparecem na sequência, respectivamente em 3°, 4° e 5° mais bem avaliados.

Briga no aniversário de Maria Eduarda vira a nova onda de memes da internet

As redes sociais não falham: todo dia um meme novo surge para animar os internautas. E nesta segunda-feira (19) a nova fonte de risadas foi o aniversário de três anos da pequena Maria Eduarda e a confusão com o sopro da irmã mais velha, Maria Antônia.

Tudo corria bem para que Duda soprasse a vela cheia de alegria ao lado da família e dos amigos. Mas a criança só não contava com a pressa da irmã que acabou soprando o fogo antes. Irritadíssima, Maria Eduarda agarrou o cabelo da irmã, que não se abalou e usou a maior cara de deboche.