Saiba como calcular aposentadoria pelo simulador do INSS

Característica por muitas mudanças, a Reforma da Previdência trouxe diversas mudanças e também muitas dúvidas aos brasileiros, principalmente aqueles que estão próximo da aposentadoria. Muitos deles não sabem exatamente o valor do benefício que irão receber após a mudança na idade mínima para aposentadoria.

No entanto, é possível realizar o cálculo virtual através da calculadora virtual do próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com o dispositivo, é possível verificar o tempo que falta para a aposentadoria e o valor do benefício, caso já tenha o direito.

A calculadora realiza sete tipos de cálculos disponíveis, com cinco referentes à aposentadoria por tempo de contribuição e outros dois relacionados à aposentadoria por idade. Igualmente, o serviço de Simular Aposentadoria já se adequa às mudanças da Nova Previdência.

Veja como calcular:

O trabalhador tem acesso à cálculos referentes à Aposentadoria por Idade (nas regras de transição) e Aposentadoria por Tempo de Contribuição (referentes ao sistema de pontuação, idade do segurado além dos pedágios de 50% e 100%).

Foto: Divulgação

Para isso, o contribuinte deve acessar o site ou aplicativo e escolher a opção “simular aposentadoria”;

Ao incluir seus dados, será mostrado todos os critérios e o valor do benefício.

Se o solicitante ainda não possuir todos os requisitos, poderá gerar um arquivo que possui todos os detalhes e regras da simulação para acompanhar. 

Mesmo sendo uma simulação, todas as informações devem ser verificadas se estão corretas, além disso, o INSS poderá solicitar documentos que comprovem todas as informações.