Perfis falsos de restaurantes de São Luís são usados para golpes nas redes sociais

O golpe consiste basicamente no encaminhamento de uma mensagem ao direct do instagram. Com a falsa promessa de um voucher ou cortesia, o criminoso pretende arrancar informações pessoais ou clonar o aparelho celular.

Foi o que aconteceu com a jornalista Amanda Couto. “Recebi uma mensagem no direct do instagram de um perfil de um restaurante famoso da cidade, dizendo que eu tinha ganho uma cortesia, um direito a um jantar com acompanhante, e eu acreditei. Mas na verdade era um perfil falso! De imediato a gente não consegue perceber, porque tinha todas as fotos, no corpo do texto dos posts eles colocavam perfil oficial e aquilo acaba confundindo quem recebe esse tipo de mensagem”, relata a jornalista.

Por pouco, a gerente do Sinart, Cláudia Peres, não foi vítima do golpe. Ela afirma que os criminosos estão bem preparados quando praticam esses golpes e possuem uma abordagem muito bem arquitetada .

“É uma coisa tão inusitada e a gente realmente cai no golpe. Eles fazem boas pesquisas, sabem os locais que a gente frequenta, sabiam meu e-mail, então com a informação que eles tinham e com o slogan do estabelecimento que é totalmente igual, não tem como desconfiar de primeira”, conta.

O delegado do departamento de combate a crimes tecnológicos da Seic, Odilardo Muniz explica como ocorre o golpe do falso voucher.

“A pessoa publica em suas redes sociais que foi até aquele restaurante, salão de beleza, e se as imagens forem públicas qualquer pessoa pode ter acesso. A partir disso ela pode ser potencialmente assediada nas redes sociais com a oferta desses descontos, vouchers, e daí o criminoso começa a pedir informações e até mesmo pequenas quantidades de valores de dinheiro”, relata o delegado.

Caso a pessoa seja vítima de um estelionatário a recomendação é que deva comunicar imediatamente à polícia que também explica a palavra-chave para não cair em um golpe desse: desconfiar!

Em sua rede social, o restaurante sushimy alertou aos seguidores e clientes sobre o novo golpe usando o nome do estabelecimento.

O Grupo Rossini também se pronunciou sobre os constantes golpes usados por perfis falsos nas redes sociais.