Operação Verde Brasil 2 apreende dois caminhões com madeira irregular em Zé Doca

Operação Verde Brasil abordou três madeireiras e um depósito no município de Zé Doca a 302 quilômetros da capital maranhense, onde apreendeu 2 caminhões com aproximadamente 707 m³ de madeira e aplicou cerca de R$ 708.000,00 em multas.

O setor de inteligência da Polícia Federal foi o responsável por localizar as serrarias. Os criminosos identificados são reincidentes e vão responder pelos crimes ambientais e por receptação. As ações integradas continuarão e visam o combate a crimes ambientais.

Três serrarias, localizadas no entorno das Terras Indígenas Awá e Alto Turiaçu, foram interditadas, nove fornos foram inutilizados, dois caminhões com madeira pronta foram apreendidos nas proximidades, 600 metros cúbicos de madeira em tora foram apreendidos e inutilizados, além de 62 metros cúbicos de madeira serrados.

A missão foi cumprida no município entre os dias 14 e 17 de outubro, com a participação do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), Capitania dos Portos do Maranhão, Polícia Federal, IBAMA, Batalhão de Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

A operação foi deflagrada pelo Governo Federal, para ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais direcionados ao desmatamento ilegal e focos de incêndio na Amazônia Legal.