Após supostas denúncias de violência, medida protetiva proíbe deputado de se aproximar da esposa e dos filhos

A 2ª Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher intimou o deputado estadual Fábio Macedo (Republicanos) devido concessão parcial de medida protetiva de urgência em favor da esposa dele, Lorena Veruska Sousa Melo Macedo.

Foi deferido o imediato afastamento do parlamentar do imóvel onde a vítima mora, um condomínio fechado no bairro Calhau, em São Luís. O político está proibido de aproximar-se dela e de seus familiares a uma distância de 300 metros; ou mesmo de manter contato por qualquer meio de comunicação.

“Ficam suspensas as visitas de Fabio Henrique Dias de Macedo aos filhos menores em comum com Lorena Veruska Sousa Melo Macedo, até que seja ouvida a equipe multidisciplinar e reavaliada a medida pelo juízo competente”, diz o documento.

Ao jornalismo da TV Difusora, por telefone, Lorena Melo disse que já deu entrada com pedido de divórcio e afirmou que viveu “25 anos de abusos, traições, maus tratos” e ainda que foi “violentada psicologicamente, verbalmente e fisicamente”.

Lorena Melo deve ser incluída no acompanhamento da Patrulha Maria da Penha. Exame de corpo de delito teria sido feito por ela em uma suposta agressão recente. Ela assegurou que o viu pela última vez no dia 4 de outubro deste ano e que ainda estava com marcas de agressões físicas. Segundo a denunciante, ela teria recebido até áudios com ameaças.

“Estou sendo ameaçada de não ficar nem com a casa para morar com os meus filhos, por que ele diz que não sou nada e nunca fui. Aguentei humilhações, vergonha, tudo esperando Deus o transformar, mas hoje vejo que o Senhor só faz a obra quando nós abrimos nosso coração”, alega a advogada.

As medidas, segundo o documento, terão validade de três meses, contados a partir da intimação dele, cabendo ao juízo da 2ª Vara deliberar sobre a necessidade de prorrogação, alteração ou revogação da medida.

Em 30 dias após a expiração das medidas protetivas de urgência, Lorena será intimada a comparecer à Secretaria da 2ª Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher para “informar se possui fundado interesse na prorrogação delas [as medidas protetivas], apresentando os elementos probatórios que entender necessários”, informou o documento.

Caso Fábio Macedo descumpra a ordem judicial (datada de 11 de outubro deste ano), pode ser decretada contra ele prisão preventiva, “nos termos dos Artigos 20 e 42 da Lei n° 11.340/2006”.

“Tenho cicatrizes em meu corpo pra sempre! Que cirurgia nenhuma retira. Terminei meu curso de direito debaixo de muita humilhação, por que nem estudar não podia. Creio que não por ciúme, mas pra me ter dependente dele. A única coisa que quero em minha vida é ter paz, sou abalada emocionalmente – e meus filhos – por tanta pressão dele a vida toda”, declarou ao jornalismo da TV Difusora.

Lorena assegura que tinha medo que seus filhos passassem necessidade. “Cansei de tantas mentiras, de lutar por uma família que só existia da minha parte. Todos que nos conhecem sabem tudo que eu vivia”, concluiu.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Veja abaixo a nota na íntegra do deputado Fábio Macedo:

A assessoria de comunicação do deputado estadual Fábio Macedo, esclarece que o parlamentar está em processo de divórcio litigioso e nega quaisquer acusações de violência psicológica ou física contra a sua ex-companheira, Lorena Macedo. Reiteramos ainda que o parlamentar sempre foi pai amoroso, dedicado e que sempre preservou o bem estar e a intimidade de sua família, que neste momento passa por um processo traumático por conta de toda essa exposição desnecessária. Todas as relações tem seus altos e baixos e infelizmente o seu casamento chegou ao fim. O fato é que Fábio Macedo já está em um novo relacionamento, algo que não está sendo bem aceito por sua ex-companheira. O deputado ainda foi pego de surpresa com todas essas acusações e a medida restritiva, já que em nenhum momento deixou de dar assistência a Lorena e aos filhos. Neste momento triste, o deputado espera que toda essa situação se resolva de forma mais respeitosa para ambos e principalmente para os seus três filhos, que estão sendo amplamente afetados. Enquanto ao processo, segue na justiça, onde toda e qualquer verdade será revelada.