AGED instala pontos de coleta itinerante no interior do Estado

Nesta semana a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), iniciou a instalação de pontos para coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. Os pontos foram instalados em seis localidades da zona rural do município de Ribamar Fiquene localizado no interior do Estado, nos povoados de Canto da Mata, Jussara, Cotovelo, São José, Jaboti e na BR–010

De acordo com o fiscal estadual agropecuário da AGED André Gonçalves Ferreira ,o recebimento itinerante de embalagens vazias, foi um meio criado para facilitar a devolução por parte dos produtores rurais que não têm como se deslocarem até a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, localizada em Imperatriz.

“Com essa ação, conseguimos facilitar a vida do pequeno agricultor que muitas vezes não tem como fazer essa devolução na Central de Recebimento e acaba por infringir a legislação estadual de agrotóxicos. Trazemos os pequenos agricultores para a legalidade e criamos o hábito da devolução programada, nas localidades próximas as suas propriedades”, informou André Gonçalves Ferreira.

Identificação dos pontos

O recebimento se dá através da instalação dos seis pontos de coleta na zona rural. Esses pontos são caracterizados por uma lona, que serve de base para o depósito das sacos grandes para comportar as embalagens devolvidas e uma faixa identificando o local e o prazo para devolução. Após 10 dias da instalação dos pontos, é realizado o recebimento. Foram instalados seis pontos de recebimento e preenchidos sete termos de fiscalização.

A expectativa é de que haja uma boa devolução voluntária , tendo em vista a boa receptividade da população na zona rural.