Entrega de chips para aulas remotas na UFMA vai até dia 16 de outubro

Começou nesta quarta-feira (14), a entrega dos chips aos alunos que se inscreverem no Edital Auxílio Inclusão Digital. Os chips serão entregues até o dia 16 de outubro, no Auditório Sérgio Ferreti (Ceb Velho, perto do Banco do Brasil), das 9h às 13 horas.

A partir do dia 19, a entrega passa a ser feita na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES), também das 9h às 13h. Para receber, o aluno precisa levar documento pessoal de identificação e estar de máscara. Quem tiver alguma dúvida sobre o recebimento deve entrar em contato com a pró-reitoria no e-mail:  inclusaodigital@ufma.br.

Além dos alunos de graduação, a UFMA optou por direcionar parte dos chips para o atendimento aos estudantes do Colégio de Aplicação da UFMA (COLUN) e os da Pós-Graduação, que estão enquadrados nos critérios de vulnerabilidade socioeconômica.

Hoje também começaram a ser encaminhados os chips que vão para os oito câmpus do interior. A previsão da PROAES é de que, até segunda-feira (19), todos os câmpus já tenham recebido e estejam entregando aos discentes contemplados.

ESTRATÉGIA NACIONAL – A disponibilização dos chips aos alunos da UFMA faz parte de uma estratégia nacional, denominada Programa Alunos Conectados, efetivada pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP). A RNP está apoiando o Ministério da Educação na contratação de serviço móvel pessoal, com o intuito de fornecer internet a estudantes de baixa renda matriculados em universidades federais e nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Cada chip tem 20 gigabytes de capacidade e será utilizado pelos estudantes para o acesso às aulas remotas do calendário 2020.1, que iniciou em 14 de setembro e vai até 18 de dezembro. Entre o dia 14 de setembro e o recebimento do chip, os estudantes da UFMA foram contemplados com um auxílio inclusão digital/pacote de dados, no valor de R$ 50,00 para que tivessem internet, de forma emergencial.

A previsão do MEC é de atender, em todo o país, a mais de 400 mil estudantes.

EDITAL ABERTO – Para os alunos que não se inscreveram no edital Inclusão Digital na UFMA ainda dá tempo. Quem tiver interesse, basta acessar o edital neste link e fazer sua inscrição.

*Da Redação com informações da UFMA