Featured Video Play Icon

O programa Bom Dia Maranhão, apresentado por Adalberto Melo, acompanhado pelo jornalista Jhon Cutrim, na TV Difusora e Rádio Difusora FM, recebeu Eduardo Braide (Podemos), segundo candidato entrevistado pela sabatina organizada pelo Sistema Difusora. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio.

As sabatinas ocorrerão entre os dias 12 e 27 de outubro com duração de 30 minutos, divididas em dois blocos de 15 minutos cada

Para que conheça um pouco melhor os candidatos, o portal MA10 traçou o perfil dos candidatos que estão concorrendo à vaga no Executivo Municipal

Assim como todos os candidatos, Eduardo Braide respondeu às perguntas do estúdio e da comunidade. Entre os temas abordados estavam Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, , Segurança e Emprego e Renda.

Saúde

O candidato Braide falou que é preciso agir fortemente para melhorar a qualidade para quem precisa de saúde, e que o maior valor destinado dentro de sua gestão será destinado a esse Programa de Governo.

“Vamos melhorar o índice de cobertura da atenção básica de São Luís, aquela saúde que começa no bairro. Vamos implantar, também, a Clínica das Famílias, onde lá mesmo será realizada as consultas e exames e, se não resolver, será encaminhado para o centro de especialidade. O intuito é acabar com a humilhação do Centro de Marcação de Consultas”, destacou Braide.

Hospital público veterinário

Segundo Braide, será criado o Hospital Público Veterinário. Com isso, haverá a criação da Agência Municipal de Proteção Animal que irá fiscalizar o trabalho, as denúncias de maus tratos dos animais e vai aplicar as multas necessárias.

Mobilidade Urbana

De acordo com Eduardo Braide serão criados novos Terminais de Integração que atende pedido de moradores das áreas Itaqui Bacanga, Luizão, Divineia, Sol e Mar, Cidade Operária, Cidade Olímpica e outros bairros. “Teresina tem uma população menor que a nossa e tem oito terminais nas extremidades da cidade. Iremos garantir um conforto e segurança para quem espera o seu ônibus chegue ao seu destino mais distante”, falou Braide.

Ainda de acordo com o candidato, é necessário revisar o contrato do sistema de transporte da capital. “Todo contrato tem direitos e deveres, eles têm o direito de aumentar a passagem todo ano, mas tem o dever de entregar ônibus novos e com qualidade para os usuários. Vamos fiscalizar e cobrar esses casos”, comentou.

Outro ponto abordado pelo candidato são as faixas exclusivas de ônibus, mas com um olhar diferenciado para não prejudicar o comércio das principais avenidas de São Luís. Outro projeto é estruturar a interligação entre os bairros da capital.

Ciclovias

Braide falou também que nenhuma obra deixará de ter acessibilidade, para ele a cidade precisa ser inclusiva e por esse motivo será criada uma única secretaria em sua gestão, que é a Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência. “Vamos olhar com carinho para aqueles que também utilizam a bicicleta como lazer, com a construção de ciclovias em áreas belas de nossa cidade. E vamos requalificar e reformar as calçadas para que fiquem dignas para as pessoas com deficiência.

Segurança

Quando questionado sobre segurança, Braide garantiu que levará iluminação pública para os bairros mais distantes e isso reduzirá o índice de criminalidade, além de valorizar a Guarda Municipal com a ampliação do efetivo. “Nosso primeiro programa é implantar o Terminal Seguro, guarda municipais assumirão a segurança nos terminais de integração, criaremos o Posto Avançado de Segurança e iremos readequar a Ronda Municipal Escolar”, destacou o candidato.

Educação

Assumi o compromisso de realizar reforma e ampliação para que as escolas da Rede Municipal tenham uma infraestrutura necessária para atender bem crianças e adolescentes. Iremos fazer uma revolução na educação de nossa cidade, com qualidade de verdade na sala de aula e nas vidas das crianças e seus pais”, destacou o candidato.

Emprego e renda

São Luís precisa ser a cidade das oportunidades. Vamos transformar a cidade com a criação do Programa Estágio Remunerado, pago pela Prefeitura. Implantaremos também as oficinas de negócio. Para isso iremos buscar parcerias com iniciativas privadas, Sebrae, Sesi, Senai, entre outras instituições e incentivar as atividades dos micros e pequenos empreendedores”, finalizou o candidato.