Estudantes da rede integral podem realizar Simuladão até 21 de outubro

Segue até o dia 21 de outubro, o prazo para que os estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries da Rede de Educação em Tempo Integral do Maranhão, realizem o Simuladão. Diversos estudantes dos Centros Educa Mais e unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), já realizaram as atividades.

A avaliação está disponível na Plataforma Google Forms. Para o acesso às provas, será disponibilizado um link para cada série do Ensino Médio.

O Simuladão que é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem como objetivo diagnosticar os desafios no que concerne à aprendizagem, tendo em vista a necessidade da execução de uma avaliação sistematizada, correspondente aos componentes curriculares não contemplados pelo Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA).

O período em que a avaliação ficará disponível na plataforma visa permitir que as equipes escolares tenham tempo para a organização e mobilização dos estudantes de forma a garantir o maior número possível de participantes. Para a elaboração do I Simuladão da Rede Integral, foi criado um Grupo de Trabalho Interdisciplinar, composto por professores das unidades plenas do IEMA e dos Centros Educa Mais, em parceria com a Frente de Avaliação de Desempenho Educacional.

O Simuladão aborda questões das disciplinas de Inglês, Espanhol, Educação Física, Arte, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A equipe de trabalho escolheu cada item de acordo com as especificidades de cada componente curricular, grau de dificuldade, competências e habilidades a ele relacionadas. Também foi levada em consideração a Matriz de Referência do Enem, totalizando 55 itens para cada série.

A escola poderá utilizar a participação e o rendimento dos estudantes como ferramenta avaliativa e, posteriormente, como registro de notas no Sistema (SIAEP e IBUTUMY). O trabalho das equipes gestoras será fundamental na mobilização e aplicação do Simuladão, para garantir a participação do maior número possível de estudantes.