Featured Video Play Icon

O programa Bom Dia Maranhão, apresentado por Adalberto Melo, acompanhado pelo jornalista Jhon Cutrim, na TV Difusora e Rádio Difusora FM, recebeu Bira do Pindaré (PSB), primeiro candidato entrevistado pela sabatina organizada pelo Sistema Difusora. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio.

As sabatinas ocorrerão entre os dias 12 e 27 de outubro com duração de 30 minutos, divididas em dois blocos de 15 minutos cada

Para que conheça um pouco melhor os candidatos, o portal MA10 traçou o perfil dos candidatos que estão concorrendo à vaga no Executivo Municipal

O candidato respondeu sobre questionamentos do estúdio e, também, da comunidade sobre vários assuntos, como, por exemplo, Saúde, Educação, segurança, mobilidade urbana, transporte, entre outros temas.

Para Bira do Pindaré, a prioridade é continuar lutando para que todos tenham direito, pois a missão dele é garantir uma gestão com transparência.

Saúde

Durante entrevista, um dos pontos destacados sobre saúde é fazer o sistema funcionar. “Vivi na pele o que é utilizar o sistema municipal de saúde e a dificuldade em chegar e não encontrar um atendimento. Por isso, temos que ter um olhar para atenção básica, não somente para os hospitais, se isso funcionar será bem melhor”, disse.

Educação

Entre as propostas sobre educação, Bira falou do Instituto Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Luís voltada para a formação profissional. “Não iremos Substituir o IEMA, será inspirado nele, são escolas dignas, com um mínimo de estrutura necessária para atender crianças e adolescentes, incentivando a criança para ter o gosto de ir para a escola”, destacou.

Transporte

Vamos criar o Bilhete Único Ilimitado, pessoas poderão transitar livremente para qualquer lugar da cidade, isso já é uma realidade em outras cidades brasileiras e podemos ter aqui também”, falou Bira. O candidato destacou que para isso é necessário ter uma revisão nos contratos e uma renegociação para garantir uma política tarifária mais justa.

Ceasa Rural

“Estou propondo um novo Centro de Apoio Agricultura Familiar e Pesca produzida aqui mesmo. Vou olhar para a Zona Rural como uma solução, investir em infraestrutura e transporte para garantir escoamento da produção”, disse Bira. De acordo com o candidato, é necessária uma estratégia de trabalho e renda para incentivar a agroindústria local.

Mobilidade urbana

Bira também falou sobre mobilidade urbana e um dos pontos citados pelo candidato é o investimento em ciclovia. “Iremos aumentar de 18km para 100 km, pelo menos, de ciclovias. Vamos começar pela área Itaqui-Bacanga e Zona Rural, que já utilizam a bicicleta como meio de transporte, porém, de forma arriscada.

Segurança Pública

“Não é atribuição do município, mas iremos ajudar com o fortalecimento da Guarda Municipal, na iluminação pública e na pavimentação de acesso das viaturas, além de investimento de políticas públicas para a juventude”, comentou.