4 lugares próximos a São Luís para aproveitar no feriado

O fim de semana chegou e para muitas pessoas com um gostinho mais especial. Isso tudo porque na segunda-feira (12), é feriado nacional e em dose dupla: Feriado de Nossa Senhora Aparecida e também Dia das Crianças.

Bom, e se há um fim de semana seguido de um dia extra de folga, nada melhor do que aproveitar as horas livres juntamente com a família e amigos em contato com a natureza. Mas claro, lembrando de seguir todas as recomendações sanitárias, porque afinal de contas ainda estamos (infelizmente) vivenciando uma pandemia.

Depois de assegurar todas as medidas de combate ao novo coronavírus é hora e de anotar as dicas de destino que o portal MA10 separou pra você e cair na estrada!

Raposa

Foto: Divulgação

Município da região metropolitana da capital, Raposa é digna de uma beleza exuberante. A vila de pescadores fica a cerca de 30 km da capital e concentra as famosas “dunas”, mais conhecidas também como “Fronhas Maranhenses”.

Além disso, a cidade abriga ainda a praia de Carimã. Para chegar ao local, é necessário atravessar de barco tipo biana. Um ótimo lugar para quem quer curtir uma boa praia em um lugar calmo. Se você pretende ficar lá o dia todo, indicamos levar água e comida, e não esqueça do saquinho de lixo para depositar o que for consumido na praia.

Também na Raposa, existe a Ilha de Itaputiua que possui uma praia bem discreta, mas, com uma beleza exuberante. Com a água em tom de verde esmeralda, a ilha ainda tem sua beleza rústica preservada, o que faz com o que passeio seja encantador.

Morros

O município faz parte da bacia do Munim e cortado pelos rios Una e Munim, Morros fica localizado a 98 km de São Luís. Para chegar a cidade são cerca de duas horas de estrada.

Na cidade, os turistas geralmente vão visitar as águas da Cachoeira do Arruda, assim como banhos no Rio Una.

Além da famosa cachoeira do Arruda, na cidade é possível encontrar também algumas lagoas e rios de águas cristalinas. Como a Lagoa de Coroatá que fica entre as cidades de Morros e Cachoeira Grande. A Lagoa é uma formação natural, resultado de fonte d’água.

Lagoa do Cassó

Foto: Divulgação

Também conhecida como Jericoacoara do Maranhão, a Lagoa de Cassó fica localizada em um povoado no município de Primeira Cruz, distante cerca de 207 km de São Luís.

As lagoas calmas com as famosas famosas redes na beira do lago, que lembram as praias do Ceará, têm atraído cada vez mais turistas que escolhem a calmaria de ficar em contato com a natureza. Cheia de águas mornas, límpidas e tranquilas, as lagoas podem atingir até 20 metros de profundidade na época da cheia, quando consegue atravessar o sangradouro e desembocar no rio Preguiças

Estima-se que o povoado tenha cerca de 600 habitantes que vivem da agricultura local e pesca.

Santo Amaro

Foto: Divulgação

E por último, mas não menos importante, está o município de Santo Amaro. A cidade fica a cerca de 113 km de distância de São Luís e mesmo sendo uma cidade pacata, está na rota dos principais destinos turísticos no Maranhão.

Chamado de “lado B” dos Lençóis Maranhenses é um dos destinos obrigatórios para quem deseja conhecer todo Parque Nacional, em Barreirinhas.

Muito conhecida e até considerada por muitos como a cidade que possui as lagos mais bonitas, a cidade ganhou a fama e atrai diversos turistas principalmente entre os meses de junho a setembro, logo após o fim do período chuvoso.

E o município não é famoso apenas pelas belas dunas e lagoas. A pequena cidade é cortada pelo Rio Alegre, onde é possível admirar um lindo pôr do sol.