Suspeito de agiotagem é preso na cidade de São Francisco do Maranhão

Homem foi preso na manhã desta quinta-feira (08), na cidade de São Francisco do Maranhão a cerca de 594 quilômetros da capital maranhense, pela Operação Onzenário da Polícia Civil. A equipe  visava apurar a prática do crime de agiotagem na cidade.

De acordo com as investigações, que se iniciaram a partir de notícias do crime registradas em boletins de ocorrência na Delegacia de São Francisco do Maranhão. Os relatos informam que o suspeito emprestava dinheiro a juros e obrigava os devedores a pagar, sob ameaças e com a retenção de seus documentos e cartões magnéticos.

Na operação de hoje foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências do investigado, onde foi apreendida quantidade expressiva de dinheiro em espécie, cartões bancários, inclusive de idosos e de programas assistenciais federais, (Bolsa Família), notas promissórias, contratos, máquinas de cartão, agendas e anotações do empreendimento criminoso, além de smartphones e mercadorias de telefonia celular, sem nota fiscal e sem comprovação de pagamentos de tributos, além de uma motocicleta Honda Twister.

Em razão dos dados levantados nas investigações e do farto material apreendido, a Autoridade Policial responsável pela operação, autuou o investigado pelos crimes de Descaminho, Usura, Apropriação Indébita, Retenção de Documentos e Apropriação Indevida de Rendimentos e cartão de pessoa idosa.

O suspeito foi conduzido delegacia de São Francisco do Maranhão onde foram realizados os procedimentos de praxe e de onde foi encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual, Unidade Prisional de São João dos Patos. Realizaram a operação a delegacia de São Francisco do Maranhão, em conjunto com a delegacia de Barão de Grajaú, pertencentes 12ª Delegacia Regional de São João dos Patos.